Home / Saúde / Veja os cuidados com a Saúde que devem ser tomados antes de viajar

Veja os cuidados com a Saúde que devem ser tomados antes de viajar

Estar imunizado e fazer a prevenção contra a dengue são as principais orientações

Neste mês de julho muitas pessoas procuram lugares para descansar e aproveitar as férias e alguns cuidados podem ajudar a evitar problemas, tanto em casa quanto no próprio destino escolhido. Por isso, a Secretaria Municipal de saúde (SMS) orienta a população sobre a prevenção de doenças e os cuidados contra a dengue.

Na preparação para a viagem, já deve constar a atualização do estado vacinal de bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos, pois as vacinas devem ser tomadas com 10 dias de antecedência da viagem, de acordo com o Ministério da Saúde. As áreas silvestres e regiões de mata, por exemplo, exigem medidas de prevenção de doenças transmitidas por insetos. O uso de repelentes, roupas de manga comprida e calças, bem como a vacina contra febre amarela são essenciais.

Considerando a grande ocorrência de casos de sarampo nas regiões sul, sudeste e norte do Brasil, a vacina contra o sarampo é uma das mais importantes para quem vai visitar esses destinos. A atualização do cartão vacinal é uma das medidas eficazes e seguras para a prevenção de várias doenças.

Para viagens internacionais é exigido o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). Trata-se de um documento que comprova a vacinação contra a febre amarela e/ou outras doenças. Já as orientações para emissão do CIVP podem ser acessadas no site da ANVISA: http://portal.anvisa.gov.br/certificado-internacional-de-vacinacao-ou-profilaxia .

Em Goiânia temos o Centro de Orientação ao Viajante e o posto da ANVISA do aeroporto que emitem esse certificado. Para mais informações acesse: http://saude.gov.br/saude-de-a-z/saude-do-viajante

Dengue
Outra medida que deve ser tomada antes de viajar é em relação à dengue. No período seco o mosquito Aedes Aegypti prefere depositar seus ovos dentro de casa devido à disponibilidade de criadouros, por isso, a família não deve se descuidar da casa. Se for ficar um período fora, observe todos os locais onde existe água parada, como por exemplo, o vaso sanitário, os ralos da cozinha e dos banheiros que devem ser vedados. Os pratos dos vasos de plantas devem ter areia, a piscina deve ser tratada pelo menos uma vez por semana com cloro e os bebedouros dos animais devem ser lavados com bucha pelo menos uma vez por semana.

‘A prevenção é a melhor forma de tentar evitar imprevistos, por isso, estes são cuidados essenciais que a população deve tomar antes de viajar. A vacina vai proteger contra doenças mas o turista terá que apresentar a comprovação para entrar em alguns países. Não deixar criadouros para o mosquito da dengue também poderá evitar surpresas na volta pra casa’- explica a Superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim.

Portal Oficial da Prefeitura de Goiânia / Moraes e Lucas Lima, da editoria de Saúde

Deixe sua opinião

x

Veja também

Atualização dos casos de doença pelo coronavírus (Covid-19) em Goiás

Governo de Goiás, por meio da SES-GO, monitora sistematicamente suspeitas de novos casos Publicado: 22 Mai ...

%d blogueiros gostam disto: