Home / Mundo / Brasil / Cidades / Seinfra realiza trabalho de prevenção às enchentes nos cursos d’água de Goiânia
Fotos: Guilhermino Vieira

Seinfra realiza trabalho de prevenção às enchentes nos cursos d’água de Goiânia

Operários atuam nos serviços de desobstrução de canais de ribeirões e córregos nas proximidades de pontes e bueiros

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), realiza trabalhos preventivos contra alagamentos em todas as regiões da Capital. Os serviços consistem na desobstrução dos leitos onde os canais de vazão da água são mais estreitos como nas pontes e bueiros.

A frente de serviços de limpeza do sistema de escoamento pluvial atende todas as regiões da grande Goiânia. Entre os bairros atendidos pela operação desde o início do mês estão Setor Coimbra, Campinas, Jardim Guanabara, na região Norte; Jardim Novo Mundo, na região Leste; Jardim Eliforte e Setor Faiçalville, na região Sudoeste; Vila Finsocial, Jardim Nova Esperança e Vila Planalto, na região Noroeste; Vila João Vaz, na região Norte.

Segundo o titular da pasta, Dolzonan da Cunha Mattos, o objetivo da frente de serviços é limpar os canais e leitos dos 85 cursos d’águas nas proximidades de pontes e bueiros para evitar o transbordamento das águas da chuva. “Nessas primeiras chuvas os galhos de árvores e diferentes tipos de lixo vão parar nos ribeiros e córregos. Com isso, os bueiros e pontes acabam retendo parte desse material que resulta no transbordamento, gerando transtornos e prejuízos”, declarou.

Ainda segundo Dolzonan, a Seinfra atua constantemente na limpeza das bocas de lobo e galerias pluviais da Cidade. “Nós já limpamos de janeiro a setembro desse ano mais de 27 mil bocas de lobo e desobstruímos 25 km de galerias pluviais. Além disso, reconstruímos mais de 1 mil bocas de lobo e mais 470 bairros já foram beneficiados”, disse.

Para Wemerson de Moura, encarregado de turma da Seinfra, uma das maiores dificuldades que a pasta enfrenta é a falta de conscientização de parte da população no que diz respeito ao descarte do lixo doméstico. “Existem situações em que os nossos trabalhadores limpam as boca de lobo pela manhã e a tarde já estão cheias de lixo jogados por moradores. Assim não dá! Estamos todos num mesmo “barco”. O cidadão precisa refletir sobre isso”, desabafou.

Qualquer pessoa pode solicitar os serviços de responsabilidade da Seinfra ligando nos telefones 3524-8363 e 3524-8373 ou no WhatsApp 62 98493 7229.  Os pedidos entram no cronograma de trabalho do órgão e tramitam com rapidez para que os serviços sejam executados.

Editoria de Infraestrutura e Serviços Públicos.
Fotos: Guilhermino Vieira

Deixe sua opinião

x

Veja também

Duas equipes irão representar Aparecida em torneio de futsal em Valparaíso

Com apoio da Secretaria de Esporte, Lazer & Juventude (Semel) duas equipes de futsal de ...

%d blogueiros gostam disto: