Home / Mundo / Brasil / Cidades / Secretaria Executiva da Juventude de Aparecida iniciou há dois anos ciclo de valorização do jovem aparecidense
Da esquerda para a direita, Hanleryo Arantes (secretário executivo da juventude); prefeito Gustavo Mendanha; e Jayana Nicaretta (secretaria Nacional da Juventude). Foto. Rodrigo Estrela.

Secretaria Executiva da Juventude de Aparecida iniciou há dois anos ciclo de valorização do jovem aparecidense

Para comemorar o Dia Municipal da Juventude a Prefeitura de Aparecida ofereceu uma manhã de interação para mais de 2000 mil jovens. Cursos profissionalizantes, palco para apresentações musicais de artistas locais, aulão ao vivo para o Enem e som mecânico na praça, fizeram partes das ações

Veja entrevista exclusiva com o secretário executivo da juventude de Aparecida, Hanleryo Arantes

A população jovem sofre com a falta de oportunidade em todo o território nacional, os índices negativos estão em maioria na conta dos jovens; eles são maioria na fila do desemprego, nas penitenciárias, entre as vítimas de acidentes de trânsito e infelizmente são maioria nos cemitérios.

O prefeito Gustavo Mendanha abriu caminho para a valorização do jovem aparecidense quando criou a Secretaria Executiva da Juventude e aprovou a lei que inclui no calendário da cidade o Dia Municipal da Juventude. A iniciativa é parte do desenvolvimento de políticas públicas que visa envolver o jovem em atividades esportivas, artísticas e educacionais, proporcionando participação social competitiva.

Na manhã do último dia 3 de setembro, a Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria Executiva da Juventude promoveu uma movimentada manhã para mais de dois mil jovens aparecidenses. A ação prestigiou vários artistas locais que cantaram e dançaram no palco, além de oficinas de dança, boxe, Jiu-Jitsu, capoeira e futebol.

O som mecânico montado na praça garantiu a dança aos jovens nas pistas de esportes para andar de skate, patins e nas bikes voadoras da categoria BMX. Já no auditório do CEU das Artes, os estudantes que participam regularmente do “Juventude Enem” – Aulões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que oferecem preparação para os candidatos ao exame e são oferecidos pela prefeitura – assistiram uma aula especial de redação. Na ocasião, ainda foram homenageadas 78 pessoas que de alguma forma contribuíram com a juventude de Aparecida.

Hanleryo Arantes, titular da Secretaria Executiva da Juventude de Aparecida, diz que o ciclo de valorização do jovem iniciou e trará resultados positivos ao longo do tempo. “Teremos mais jovens no mercado de trabalho, no meio artístico, nas universidades, menos depressivos, redução de suicídio; teremos jovens com boas perspectivas de futuro. As ações da juventude em Aparecida têm essa ideologia de reduzir os números negativos que se referem aos jovens.

PRINCIPAIS AÇÕES

Juventude Enem

Idealizado pela própria Secretaria Executiva da Juventude, o Juventude Enem, dispõe gratuitamente os aulões que soma um dos braços do programa. Hanleryo pontua que há aulas, temáticas, específicas, e as tele aulas que iniciarão ainda no mês de setembro, haverá também simulados periódicos e os podcast que chegam como novidade, “o aluno poderá ouvir os áudios em qualquer lugar”, completa.    

Estação Juventude 2.0

Estação Juventude 2.0 é um polo de qualificação profissional para o jovem, a sala está instalada na Praça Céu das Artes do Parque Flamboyant, e irá oferecer a partir deste mês e setembro, inicialmente, três cursos de capacitação: Informática, Assistente Administrativo e Assistente em Recursos Humanos; todos aplicados em três meses e meio. A Estação Juventude 2.0 é uma iniciativa do governo federal onde apenas 23 cidades do Brasil receberam a implantação. A secretaria executiva da juventude buscava a parceria há um ano e meio, até que a deliberação contemplou o município.

“Qualquer jovem de 15 a 29 anos pode se inscrever e aproveitar a oportunidade de se qualificar. Em breve estaremos anunciando as vagas e o prazo para as inscrições”, explicou o secretário.

Jayana Nicaretta, secretária nacional da Juventude, marcou presença na manhã de comemoração e fez questão de conhecer de perto o polo de qualificação que atenderá todo o município com oferta de cursos gratuitos.

Aparecida Compete

Aparecida de Goiânia é uma das cidades brasileiras beneficiadas com o auxílio atleta, nos níveis, estadual, nacional e internacional. O atleta que compete em alguma modalidade esportiva olímpica, tem da prefeitura o auxílio financeiro de participação. Alguns dos requisitos é ser morador de no mínimo dois anos em Aparecida e ter sido convocado pela federação da modalidade que representará.

Em competição estadual, o auxílio é 500 reais; nacional 1000 reais; e internacional 3000 mil reais. Os valores podem ser gastos com custeio de viagem, alimentação e hospedagem.    

Aparecida Compete, auxilia os jovens atletas na conquista de medalhas e pódiuns em diversas categorias esportivas. Este projeto é regido pela Secretaria Municipal do Esporte de Aparecida, tendo como titular da pasta, Gefferson Aragão. A Secretaria Executiva da Juventude está inserida na mesma direção e participa de maneira ativa no Aparecida Compete.

Fonte. Ana Paula Arantes / Foto. Rodrigo Estrela

Deixe sua opinião

x

Veja também

Inscrições para 4º Casamento Comunitário seguem até dia 20 de setembro

Programa da Prefeitura de Aparecida, que está em sua 4ª edição, realiza sem custo a ...

%d blogueiros gostam disto: