Home / Mundo / Brasil / Goiás / Saúde ganha prêmio em inovação pública

Saúde ganha prêmio em inovação pública

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) conquistou o primeiro lugar no Prêmio HUBGOV, realizado com o intuito de inovar a gestão pública com propostas de soluções para problemas que existem no serviço público. A SES-GO, por meio da Gerência de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente e da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) estruturou o projeto para a criação do aplicativo “Fiquei Grávida”.

Quando implantado, este aplicativo permitirá que gestantes de todo o Estado tenham acesso a dicas e façam o agendamento de consultas para o pré-natal. A proposta venceu o prêmio como melhor solução entre todos os desafios propostos dentro do Estado de Goiás. O “Fiquei Grávida” servirá para que o Estado possa mapear com georreferenciamento as grávidas de cada município que vão aderir ao aplicativo, fazendo o acompanhamento dessas gestantes durante o período gestacional e será integrado ao Siga Bebê, que faz o acompanhamento das gestantes e dos bebês durante o primeiro ano de vida.

O coordenador de Gestão da GTI, Igor de Oliveira, pontua que o “Fiquei Grávida” fará com que a SES-GO tenha mais dados em relação às gestantes, permitindo um melhor acompanhamento. “O mais importante é que a Secretaria vai ter condição de saber onde estão as grávidas que existem em cada município e como está o acompanhamento médico dessas gestantes”, afirmou.

Para a gerente de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente da SES-GO, Nara Letícia dos Reis, essa solução proposta vai permitir que tenhamos mais informações sobre esse grupo, além de fornecer facilidade para o agendamento de consultas e até mesmo para buscar informações. “O intuito é fazer uma parceria com as operadoras de telefone para que o aplicativo seja acessado gratuitamente, o que vai facilitar a adesão de grávidas para utilizar os serviços que o aplicativo fornecerá”, disse.

Em Goiás participaram do programa sugerindo soluções para os desafios o Tribunal de Contas do Estado, Assembleia Legislativa, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Planejamento e Secretaria de Educação e Cultura.

Prêmio HUBGOV

O HubGov é um programa interinstitucional do projeto WebGov de inovação no setor público. Para 2018 as atividades estão sendo realizadas em quatro estados diferentes: Distrito Federal, Santa Catarina, São Paulo e Goiás, contando com a participação de 32 instituições públicas, 132 servidores públicos e 1 comunidade virtual.

O WebGov é um espaço de aprendizado que dissemina a cultura da inovação no setor público. Todas as atividades são baseadas nas seguintes premissas: Empoderar os agentes públicos; Iluminar ideias e ações que possam ser replicadas; Aproximar os servidores e agentes públicos das três esferas e dos três poderes. É uma ação de iniciativa privada

 

Goiás Agora

Deixe sua opinião

x

Veja também

Sem apoio: sobre medidas contra coronavírus, Caiado se reunirá com prefeitos nesta segunda-feira (18/5) às 18h

O governador Ronaldo Caiado anunciou, na tarde deste domingo (17/5), que irá se reunir com ...

%d blogueiros gostam disto: