Home / Mundo / Brasil / Cidades / Saúde de Aparecida prepara ações para a população masculina neste Novembro Azul
Foto: Claudivino Antunes

Saúde de Aparecida prepara ações para a população masculina neste Novembro Azul

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) preparou diversas atividades para a população masculina, em alusão ao Novembro Azul, campanha mundial de conscientização sobre os cuidados integrais com a saúde do homem. Durante todo o mês serão realizadas ações de conscientização na rede municipal alertando os homens sobre a importância dos cuidados em saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis, doenças crônicas (diabetes e hipertensão) e câncer de próstata. Além das atividades da campanha nas unidades da rede, a Secretaria realizará, em parceria com o Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Goiás (UFG), nos dias 9 e 23, eventos e mobilizações com foco na saúde masculina.

No sábado, dia 9 de novembro, das 8 às 15h, ocorrerá o lançamento do Centro de Referência em Saúde do Homem, localizado no Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança. No local, será realizado um mutirão de consultas em clínica geral, cardiologia, psiquiatria, odontologia e urologia. Os 200 atendimentos oferecidos estão sendo agendados previamente. Além disso, independentemente de agendamento prévio, qualquer homem que estiver no Centro poderá receber atendimento odontológico, avaliação nutricional e orientações para controle do tabagismo. Serão oferecidos ainda serviços para atualização do cartão de vacina, testes rápidos para a identificação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e atividades culturais e integrativas. A consultoria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae/GO) também estará no local, orientando o público masculino sobre empreendedorismo e finanças, e a equipe de assistência social da SMS estará orientando sobre preenchimento de currículos.

Já no dia 23, sábado, diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vão funcionar para atendimentos preferencialmente masculinos. Os atendimentos ocorrerão tanto por meio de agendamento prévio quanto por demanda espontânea. “Vamos ampliar a conscientização indo além do câncer de próstata. Nossos profissionais estão preparados para dialogar com os homens sobre a importância de cuidar da própria saúde. Segundo levantamentos do Ministério da Saúde, 70% dos homens brasileiros só vão ao médico por influência da família. Normalmente, os homens só buscam a assistência quando há muitos sintomas e os males estão em estágio avançado, o que reduz as chances de detecção de doenças. Precisamos mudar esse comportamento para salvar vidas e reduzir sofrimentos. No caso do câncer de próstata, por exemplo, com a detecção precoce as chances de cura chegam a 90%”, alerta o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

Câncer de próstata

O câncer de próstata, em relação à incidência em homens brasileiros, está atrás apenas do câncer de pele não melanoma, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Trata-se de uma doença na qual as células cancerígenas se desenvolvem na próstata, glândula masculina do tamanho de uma noz, localizada ao redor da uretra e que gera um fluido que faz parte do sêmen. O câncer ocorre quando as células locais se dividem de maneira irregular e incontrolável, formando uma massa de tecido chamada neoplasia ou tumor.

A prevenção do câncer de próstata consiste na adoção de boas práticas, como manter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente. Para diagnóstico precoce da doença, o Ministério da Saúde recomenda que a partir dos 50 anos de idade os homens passem por exames de toque retal e um específico de sangue. Esse acompanhamento deve começar ainda mais cedo com os pacientes negros e com aqueles que têm ou tiveram casos desse câncer em parentes próximos, como pai ou irmãos. Segundo a pasta, é importante ficar alerta com alguns sintomas: necessidade de urinar com frequência, especialmente à noite; dificuldade e/ou dor ao urinar; fluxo de urina fraco ou interrompido; dificuldade em ter ereção; ejaculação dolorosa; sangue na urina ou no sêmen; dor frequente ou rigidez na parte inferior das costas, quadris ou coxas.

Fonte: Polliana Martins / Foto: Claudivino Antunes

Deixe sua opinião

x

Veja também

Prazo para negociação de débitos municipais com desconto termina hoje, 20

O Programa de Recuperação Fiscal 2019 (Refis) da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, que oferece ...

%d blogueiros gostam disto: