Home / Mundo Gospel / Receita Federal cobra bilhões de entidades assistencialistas e igrejas

Receita Federal cobra bilhões de entidades assistencialistas e igrejas

A Receita Federal acirrou a fiscalização contra clubes, igrejas e organizações assistenciais. São mais de 14 bilhões em dívidas por terem ignorado regras que garantem a imunidade do pagamento de tributos.

O fisco já pediu que órgãos competentes investiguem as irregularidades para avaliar quais entidades devem perder o direito a isenção por não terem atuado plenamente como empresas sem fins lucrativos.

Segundo o secretário da Receita, Jorge Rachid, esse processo está em andamento, “Foram autuadas 283 entidades assistenciais, dessas há um crédito tributário de 5,5 bilhões em impostos, multas e juros. A maior parte são pendencias previdenciárias”, informou.

Devido ao sigilo fiscal, o órgão não detalhou quem são as instituições devedoras. Ao que aponta às organizações religiosas, estas somam o menor valor, 800 milhões.

Um dos casos que veio a público, segundo a Polícia Federal foram as fraudes cometidas por dezenas de líderes da Igreja Cristã Maranata, resultando no desvio de 23 milhões. O grupo foi denunciado pelo Ministério Público do Espírito Santo, mas nega a irregularidade na justiça.

No cadastro de Dívida Ativa da União, consta igrejas como Associação e Distribuição, braço de uma organização criminosa que fraudou 500 milhões dos cofres de São Paulo. Parte desse dinheiro foi desviado pela igreja, que era de fachada.

A igreja Renascer em Cristo e a Internacional da Graça, são cobradas por motivos diferentes: o não cumprimento de obrigações trabalhistas, como o pagamento de contribuições patronais.

 

Fonte. www1.folha.uol.com.br

 

 

 

 

Deixe sua opinião

x

Veja também

Igreja Mundial do Poder de Deus vende semente milagrosa prometendo cura do coronavírus

Em vídeo publicado no YouTube, o pastor Valdemiro Santiago pede até R$1.000 reais por uma semente que, segundo ele, teria ...

%d blogueiros gostam disto: