Home / Mundo / Brasil / Cidades / Projeto para melhoria no atendimento das UPAs avança em Aparecida
Foto: Rodrigo Estrela

Projeto para melhoria no atendimento das UPAs avança em Aparecida

Como parte dos esforços para aperfeiçoar a assistência à saúde oferecida no município, o Projeto “Lean nas UPAs de Aparecida” tem apresentado avanços significativos. Na tarde desta terça-feira, 16, a equipe do Hospital Sírio-Libanês apresentou um diagnóstico sobre os serviços oferecido nas três Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) da cidade. Os dados foram apresentados para gestores do município, na sala de reuniões do Gabinete da Prefeitura, como parte do resultado da avaliação realizada por consultores do Sírio-Libanês, ao longo do último mês.

Segundo o diretor de Estratégia e Projetos do Hospital Sírio-Libanês, Rogério Caiuby, o diagnóstico servirá como apoio para a condução e implementação dos projetos de melhoria nas UPAs, objetivo final da parceria firmada entre a Prefeitura e o Hospital Sírio-Libanês, no fim do mês de agosto. “O diagnóstico é um ponto de partida. Vamos trabalhar tendo como base os indicadores por ele apresentado e assim desenvolver os projetos de intervenção para melhorar o controle dos processos, do uso dos recursos e os atendimentos das UPAs”, explicou.

A partir do diagnóstico realizado, a equipe do Hospital Sírio-Libanês identificou oportunidades de intervenção em diferentes áreas. “Há possibilidades de melhorias nos processos que envolvem a entrada do paciente, sua passagem na unidade, sua saída e no processo de gestão. Agora, vamos construir estratégias, juntamente com os servidores, e assim buscar o reforço de protocolos e a implementação de indicadores de desempenho”, afirmou o médico especialista do Hospital Sírio-Libanês, Luiz Ronaldo Huber.

O especialista de processos do Sírio-Libanês, Everton de Macedo da Cunha, reforçou a importância do envolvimento das equipes das UPAs para o sucesso do Projeto: “O Lean nas UPAs também é sobre mudança de cultura e isso engloba todos os envolvidos, de gestores a quem realiza o atendimento na ponta”. O posicionamento também foi defendido pela especialista de processos, Carina Pires, que parabenizou o empenho da equipe.

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, aproveitou o momento para conversar sobre as especificidades de cada uma das três UPAs de Aparecida de Goiânia (Brasicon, Buriti e Flamboyant) e destacar a importância da implantação de melhorias. “Esse é um projeto prioritário para nossa cidade. O desafio foi lançado para nossa equipe e a expectativa é melhorar os resultados”.

O secretário da Fazenda, André Rosa, também participou do encontro, conferiu os resultados apresentados e afirmou: “Estamos buscando as melhores alternativas de custo-benefício para Aparecida de Goiânia. Este é um objetivo da nossa gestão como um todo. Temos muito trabalho pela frente”.

Os coordenadores médicos de Aparecida, Kátia Michelle Bomfim e Frederico Ribeiro, a diretora de Urgência, Emergência e Atenção Especializada de Aparecida, Amanda Melo, o diretor de Atenção Básica do município, Gustavo Amoury, o diretor de Avaliação e Controle, Luciano Moura, e as enfermeiras Camila Borges, da Coordenação de Inovação e Projetos da SMS, e Bruna de Castro, do apoio institucional da Secretaria, também participaram da reunião. Agora, o resultado do diagnóstico das UPAs será apresentado aos servidores das unidades, nesta quarta-feira, 17, no auditório do AparecidaPrev.

Fonte: Camila Godoy
Foto: Rodrigo Estrela

Deixe sua opinião

x

Veja também

Aparecida será destaque em congresso nacional de inovação e tecnologia em Curitiba

Na ocasião o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha apresentará o projeto Cidade Digital. ...

%d blogueiros gostam disto: