Home / Mundo / Brasil / Cidades / Projeto de lei proíbe limpeza de calçadas com água potável

Projeto de lei proíbe limpeza de calçadas com água potável

Impedir que Goiânia tenha uma crise hídrica contendo o uso indevido da água pela população. Esse é o objetivo dos vereadores GCM Romário Policarpo (PTC) e Zander (Patriotas) por meio de uma matéria apresentada em plenário e que foi encaminhada para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
O projeto proíbe a lavagem de calçadas com água tratada, potável, poços artesianos e aquelas fornecidas por meio da rede da Saneago que abastece o Município. Também prevê punições como multa de 152 UFIRs para o cidadão que insistir em utilizar água para limpar suas calçadas.
O projeto estabelece que o Executivo indique órgão competente para fiscalizar o cumprimento da nova medida, caso se torne lei.
A sugestão dos parlamentares é de que a limpeza seja feita por varrição, aspiração e outros recursos que prescindam de lavagem, exceto quando esta for realizada com água de reuso ou de aproveitamento de água de chuva, desde que comprovada a origem da água utilizada.
“Existe um conjunto de fatores que colaboram para essa crise hídrica e não podemos atribuir apenas à falta de chuva, oque falta é a consciência da população com relação ao uso da água”, diz o vereador Romário Policarpo.
“Atualmente o sistema Meia Ponte abastece 52% da população na Grande Goiânia, e o sistrema João Leite os 48% restante; entre os dias 25 de junho a 30 de julho houve uma redução de 29% na vazão do Meia Ponte, e devido à estiagem que já chega a 72 dias, a orientação é para o uso consciente da água tratada nos domicílios”, alerta o vereador que acrescentou que “é essencial que a população da nossa região tenha consciência para o uso adequada da mesma, para que nos próximos anos não ocorra racionamento de água devido nosso clima seco que faz com que os níveis de água nos rios seja reduzido”.
Câmara Municipal de Goiânia

Deixe sua opinião

x

Veja também

Sem apoio: sobre medidas contra coronavírus, Caiado se reunirá com prefeitos nesta segunda-feira (18/5) às 18h

O governador Ronaldo Caiado anunciou, na tarde deste domingo (17/5), que irá se reunir com ...

%d blogueiros gostam disto: