Home / Mundo / Brasil / Goiás / Programa Todas as Coisas conversa sobre como conquistar uma vaga de emprego

Programa Todas as Coisas conversa sobre como conquistar uma vaga de emprego

Como conquistar uma vaga de emprego é o tema do Todas as Coisas da TV Brasil Central desta segunda-feira, dia 11. Com o aumento das vendas do final de ano, crescem também as oportunidades de emprego com as ofertas das vagas temporárias. Mas como chegar lá e se manter, como conquistar o mercado de trabalho? O programa começa às 19h15 e será apresentado pelas jornalistas Susete Amâncio e Kamylla Rodrigues.

Dados do IBGE mostram que o Brasil tem 11,8 milhões de desempregados. Em Goiás são mais de 400 mil pessoas sem ocupação, dados de setembro. Apesar dos índices, tanto nacional quanto no Estado, serem menores que no ano passado, os números ainda são preocupantes para os governos federal e estadual, para economia e para o trabalhador desempregado.

Uma oportunidade para quem está tentando voltar ao mercado de trabalho são as vagas temporárias, uma tradição no final do ano, com a chegada das festas natalinas. Isso porque o Natal é a principal data comemorativa do varejo e deve movimentar R$ 35,9 bilhões em 2019, de acordo com Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Pesquisa realizada no País, pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) estima que aproximadamente 103 mil vagas serão abertas até dezembro, o que representa aumento de 43,8 mil postos de trabalho em relação ao previsto no mesmo período do ano passado.

Setores

Os maiores volumes de contratações deverão ocorrer nos setores de vestuário, hiper e supermercados, e artigos de uso pessoal e doméstico. Essas vagas são a oportunidade para o profissional desempregado se recolocar no mercado e até fazer parte do quadro fixo da empresa.
A pesquisa mostra ainda que a média de contratação deve ficar entre um e dois profissionais. Quatro em cada dez (41%), devem permanecer por três meses, enquanto 23% ficarão por dois meses e 12% apenas um mês. A maior parte dos empresários (40%), têm a intenção de efetivar os temporários, sendo 29% um único colaborador, e 11% dois ou mais colaboradores.

O levantamento não especifica o número de vagas que serão abertas em Goiás. Porém, o setor do comércio está otimista em relação às vendas do fim de ano que devem aquecer com a liberação do décimo terceiro salário, impulsionando as vendas neste Natal.

Para falar como está o mercado de trabalho em Goiás e como tornar a vaga temporária uma oportunidade permanente de emprego com a estabilização profissional, no estúdio do Todas as Coisas estarão a gerente administrativa financeira da Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia (CDL), Hélia Gonçalves; a administradora de empresas e sócia da Agregar Valor, Maria Célia Franklin Ferreira; e o presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Gilberto Soares da Silva.

O programa é transmitido ao vivo pela TV Brasil Central/TV Cultura, pelo canal 13 ou NET, canal 520, a partir das 19h15. O Todas as Coisas também pode ser acompanhado pelo Facebook da TBC: /tvbrasilcentral; e depois na playlist da emissora no Youtube: www.youtube.com/tvbrasilcentral .  O telespectador também pode participar do bate-papo enviando mensagens ou perguntas pelo WhatsAApp (62) 3201 7704.

ABC Digital

Deixe sua opinião

x

Veja também

AGR e Governo de Goiás aprovam redução de preços de serviços na Saneago

O Conselho Regulador da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) ...

%d blogueiros gostam disto: