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Foto: Enio Medeiros

Prefeitura em Ação encerra o ano com quase 500 mil atendimentos

Programa que esteve em 21 regiões diferentes do município uma vez por mês desde a primeira edição, a partir de janeiro de 2020, terá intervalo de 20 em 20 dias

Com serviços prestados à população aparecidense nas áreas da saúde, beleza, assistência social, jurídica, emissão de documentos , encaminhamento ao mercado de trabalho, entre outros e também com manutenção e limpeza dos bairros, o Prefeitura em Ação alcançou mais de 80% dos moradores nas 21 edições realizadas, segundo balanço divulgado pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia por meio da Secretaria de Governo.

O programa que tem como objetivo levar aos quatro cantos da cidade os serviços que são prestados pela administração pública terá, a partir de janeiro, intervalos reduzidos para atender maior número de pessoas em menos tempo.

De acordo com o prefeito Gustavo Mendanha, quando planejou nos primeiros meses de 2017, ao assumir o comando de Aparecida de Goiânia, o Prefeitura em Ação tinha a intenção de levar todos os serviços da administração e outros ao mesmo tempo para perto da população de forma ágil e gratuita. “As nossas expectativas foram alcançadas, os moradores receberam o chamado de participar das ações e agora contam com esse programa fixo no calendário da Prefeitura. Em junho o projeto completou dois anos e é com muita honra que anunciamos que somando todas as edições do mutirão inédito no município, foram realizados 418,5 mil atendimentos nas mais diversas áreas”, ressaltou o gestor.

Prefeito Gustavo Mendanha ouvindo morador do Jardim Riviera, na 20ª edição do Prefeitura em Ação. Foto: Ênio Medeiros

Segundo dados do balanço, o programa encerra o ano de 2019 com mais de 140 bairros contemplados nas 21 edições, beneficiando os mais de 400 mil moradores de forma direta e indireta. A última edição do mutirão deste ano aconteceu entre os dias 25 e 30 de novembro, no Residencial Caraíbas e beneficiou cerca de 28 mil moradores da região. “Este foi o último Prefeitura em Ação de 2019. O programa continua no ano que vem com várias novidades”, garantiu o coordenador do Prefeitura em Ação, Júlio Lemos.

O coordenador anuncia ainda que a força-tarefa será repaginada e uma das ideais já colocadas sobre a mesa é a de realizar o programa a cada 20 dias, ao invés de 30, como tem sido feito até hoje. “Fechamos mais uma edição com chave de ouro, com milhares de pessoas atendidas. Ano que vem vamos diminuir o espaço de tempo entre uma e outra atendendo o restante dos bairros da cidade e beneficiando todos os moradores de Aparecida”, anunciou.

O recorde do Prefeitura em Ação foi na 19ª edição, em agosto deste ano, quando 30.493 atendimentos foram realizados na região do Jardim Helvécia (8.684 moradores), que também contemplou os setores Bairro Cardoso I e II (11.291 moradores), Conjunto Santa Fé (2.373 moradores), Conjunto Estrela do Sul (2.807 Moradores), Bairro Hilda (5.443 moradores), Vila Mariana (3.857 moradores) e Cidade Vera Cruz II (19.107 moradores).

Outras edições também foram realizadas nas regiões dos bairros Santa Luzia (22.291 atendimentos), Cidade Satélite Luiz (21.880 atendimentos), Garavelo A,C,D,E (26.868 atendimentos), Cidade Livre (22.338 atendimentos), Jardim Alto Paraíso (12.026 atendimentos), Setor Dos Afonsos (6.563 atendimentos), Cidade Vera Cruz I (27.709 atendimentos), Jardim Tiradentes (12.776 atendimentos), Madre Germana I (5.413 atendimentos), Vila Maria (11.792 atendimentos), Retiro Do Bosque (18.777 atendimentos) e Independência Mansões (13.629 atendimentos).

Temos ainda Aeroporto Sul (12.548 atendimentos), Parque Veiga Jardim (18.600 atendimentos) , Jardim Olímpico (24.111 atendimentos), Parque Das Nações (19.120 atendimentos), Setor Serra Dourada (21.956 atendimentos), Jardim Maria Inês (24.649 atendimentos), Setor Santo André (7.447 atendimentos), Jardim Riviera (29.099 atendimentos) e Residencial Caraíbas (28.403 atendimentos).

Prefeitura em Ação – Durante uma semana mais de mil servidores da Prefeitura realizam um mutirão de serviços de limpeza e manutenção nos bairros contemplados como varrição de ruas, roçagem e remoção de entulhos, tapa-buraco, recapeamento, limpeza de boca de lobo, pintura de meio-fio, revitalização da sinalização de trânsito horizontal e vertical, troca de lâmpadas da iluminação pública e fiscalização dos agentes da dengue em todas as casas, lotes e comércios da região.

Mutirão de manutenção e limpeza dos bairros da região do Parque das Nações, durante a 5ª edição do Prefeitura em Ação. Foto: Ênio Medeiros

No final da semana, sempre na sexta-feira e sábado, os moradores da região contemplada contam com atendimentos gratuitos em diversas áreas. Entre os serviços oferecidos estão a assessoria jurídica, cadastro para os programas sociais como o Bolsa Família, encaminhamento para o mercado de trabalho por meio do Sine Municipal, emissão do cartão e passaporte do idoso e da pessoa com deficiência, emissão de alvará simplificado de uso de solo, emissão de identidade e carteira de trabalho, atendimento odontológico e corte de cabelo.

Atendimento oftalmológico na 21ª edição do programa, no Residencial Caraíbas. Foto: Claudivino Antunes

Também são distribuídas mudas de árvores do cerrado, confecção de fotos 3×4, consultas de oftalmologia, exames de ultrassonografia e eletrocardiograma, atividades recreativas para as crianças, dentre outros serviços.

Registro da 21ª edição do Prefeitura em Ação, que contemplou os moradores do Residencial Caraíbas e região. Foto: Claudivino Antunes

Entrega de Certificados – Outra atividade do Prefeitura em Ação é a solenidade de homenagens aos líderes comunitários de Aparecida. A cada edição, o poder público municipal realiza a entrega de certificados aos homens e mulheres voluntários que contribuíram ao longo de décadas pelo desenvolvimento dos bairros daquele região beneficiada.

Fonte: Rackel Vieira

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