Home / Política / Prefeito Gustavo Mendanha presta contas na Câmara Municipal

Prefeito Gustavo Mendanha presta contas na Câmara Municipal

A sessão desta quarta-feira, 22, foi marcada pela presença do prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), que prestou contas dos seus quase 20 meses à frente da administração municipal.

Gustavo apresentou dados referentes ao ano de 2017 e ao primeiro semestre de 2018 das principais secretarias municipais e ressaltou a dificuldade enfrentada nesse período instável que o país atravessa.

“Vinhamos crescendo em taxas maiores do que nos últimos dois anos. Entretanto, é fundamental ressaltar que, tendo em vista o cenário de crise e o baixo crescimento dos outros municípios e estados, os índices são satisfatórios, com aumento de receita acima da inflação”, destacou o prefeito.

Sobre geração de empregos, foi apontado que 3.706 empresas se transferiram ou iniciaram suas atividades no município nesse período, atingindo, atualmente, mais de 46 mil CNPJ´s ativos.

“Tivemos a instalação de um grande número de empresas, sendo que Aparecida, nos últimos anos, foi a cidade que mais gerou emprego no Estado de Goiás”, pontuou.

Outra característica destacada da gestão Gustavo Mendanha foi a aproximação com a população. Desde 2017,  prefeitura realizou cerca de 330 mil atendimentos por meio do programa “Aparecida em Ação”, levando a prestação de serviços dentro da comunidade de forma acessível e desburocratizada.

Em termos de infraestrutura, foram asfaltados vinte bairros, com investimento de mais de 20 milhões em pavimentação, recapeamento, tapa buraco, manutenção e galerias de águas pluviais, além da recuperação da erosão do Jardim Luz e do Setor Vale do Sol. Outras quinze novas  praças e Academias de Terceira Idade foram construídas, além de uma média de 90% de atendimento de solicitações referente à iluminação, cerca de 4.771.875 toneladas de entulhos retirados, 12.550 solicitações de podas e 80 bairros contemplados com a coleta seletiva.

Para a educação, foi feita a reforma do CMEI Retiro do Bosque, em parceria com empresários, e está previsto o início das obras de mais 11 CMEI’s, faltando apenas a ordem de serviço. No âmbito geral, em 20016, havia 31.866 alunos da rede pública. Atualmente, o número chega a 43.429.

Já no campo da saúde pública, foram apresentadas algumas obras realizadas nesses 20 meses de governo, como a inauguração de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS Bairro Cardoso, UBS Chácara São Pedro, UBS Garavelo Residencial Park, UBS Rosa dos Ventos); uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA Flamboyant); um Centro de Atenção Psicossocial para atender usuários de álcool e outras drogas (CAPS Criarte Vida); uma Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil para atender crianças e adolescentes com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas (UAI); fase final de construção do Centro Médico; reforma completa da UPA Brasicon, além da aquisição de 9 novas ambulâncias.

O prefeito ainda falou sobre a situação do Hospital Municipal. “É um sonho de todos nós, já está pronto e será entregue nos próximos meses. Os equipamentos foram comprados e, grande parte, por ser de outros países, estão em processo de entrega, mas que não deve levar muito tempo. Por isso, convido todos a fazer uma visita nessa nova unidade”, exaltou Gustavo Mendanha.

Em seguida, os parlamentares direcionaram suas observações e ponderações ao prefeito. O vereador Isaac Martins (PR) evidenciou a evolução da cidade mesmo em um contexto desfavorável.

“É indiscutível o avanço que essa administração vem tendo ao longo desses anos, claro que ponderando a fase de recessão. Com todas as dificuldades que estamos acompanhando, está claro que esse prefeito tem tido o zelo de dar retorno à população quanto a prestação de serviços”, elogiou.

Já o vereador Bira Contador (PSDC) afirmou que ficou encabulado com a quantidade de obras que já foram feitas e que ainda estão em execução nesses vinte meses de gestão do prefeito Gustavo Mendanha, e que isso precisa chegar ao conhecimento da população.

“Como nem tudo é perfeição, principalmente no poder público, eu deixo aqui uma solicitação para que se analise os altos custos de licenciamento de Aparecida de Goiânia, temos um número grande de empresas que se instalaram no município, mas esse número poderia ser bem maior, se não houvesse tanta burocracia e valores altos”, ponderou o parlamentar.

Em consonância, o vereador William Panda (PCdoB) abordou a importância da prestação de contas como forma de transparência e divulgação das ações do poder público.

“Vejo que ações como a de hoje é fundamental para que a população tenha conhecimento do que está sendo feito pelo prefeito, além de ir a encontro de um papel fundamental do parlamentar, que é o de fiscalizar a atuação do poder executivo”, frisou Panda.

Na sequência, seguindo a mesma linha, diversos vereadores complementaram a pertinência em ter um canal de comunicação com o prefeito, em prol da população, com intuito de priorizar a transparência das ações.

 

 

Departamento de Comunicação (3283-2525)

Diretor de comunicação – Donizete santos

Assessores de Comunicação – Paulo Ferreira (9968-6883) e Thaís Vaz (999758889)

Fotógrafo – Marcelo Silva

Operador de vídeo – Luciano Oliveira Lima

Deixe sua opinião

x

Veja também

Deputado Eduardo Prado solicita investigação das empresas de ônibus

O Deputado Estadual Delegado Eduardo Prado encaminhou ontem, 12, ofício direcionado ao delegado da Delegacia ...

%d blogueiros gostam disto: