Home / Mundo / Brasil / Cidades / Prefeito de Goiânia anuncia revitalização do Bosque dos Buritis

Prefeito de Goiânia anuncia revitalização do Bosque dos Buritis

Trabalho será feito em parceria com a Assembleia Legislativa de Goiás; unidade de conservação abriga sede do Legislativo e unidade cultural

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, visitou nesta quinta-feira, 15, o Centro Livre de Artes (CLA), localizado dentro do Parque Urbano Bosque dos Buritis, e anunciou uma parceria com o  presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Lissauer Vieira, uma parceria para revitalizar o parque. 

O prefeito recebeu servidores da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), ouviu demandas do setor e anunciou concurso para área em breve, atendendo a reivindicação dos servidores que atuam no segmento cultural na cidade. Afirmou que pretende realizar “muita coisa para que Goiânia se firme como referência nacional, principalmente no setor cultural, neste um ano e meio de gestão que lhe resta”.

Após a solenidade no CLA, Iris e Lissauer assistiram a performance Outono – folhas caindo em meio ao Cerrado – com as professoras Edeuvaz e Letícia e o Coral Infanto Juvenil do CLA com as regentes Miriam Mota e Liliana de Paula e visitaram o parque.

O local já passa por adequações e ganhou nesta semana um novo deck no lago principal. “Visitantes do parque já estão usando o espaço. Outros mobiliários também foram restaurados e em breve faremos uma requalificação completa no local em parceria com o Poder Legislativo para que a população possa usufruir plenamente do local”, destaca o presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Gilberto Marques Neto. 

‘São autoridades que não disputam espaço, pelo contrário, se juntam para servir a população’, disse Iris sobre a parceria com a Alego para requalificar o parque. ‘Estamos dando sequencia a esse trabalho de parcerias em várias áreas da administração que agora chega também no meio ambiente para desenvolver o lazer a cultura e deixar a população feliz’, acredita o prefeito. 

Lissauer Vieira cumprimentou Iris pela gestão que realiza em Goiânia e manifestou convicção de que essa parceria pela revitalização do Bosque dos Buritis será materializada brevemente. “É muito importante saber que as autoridades políticas de Goiás não estão preocupadas em disputar espaço político, mas, sim, de firmar parcerias com vistas a oferecer melhor qualidade de vida para a população”, disse ao ouvir do prefeito elogios pela presença no local. 

O deputado adiantou que essa parceria para revitalizar o Bosque dos Buritis, que faz parte da vida da Assembleia, se dará de forma tranquila. Informou que a Alego vai cuidar da parte de legislação, técnica e jurídica, enquanto a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) cuidará da parte operacional.


Além do deck, outros locais recebem reparos constantes. Adelina Martins de Oliveira moradora do Setor Oeste explica que sempre traz sua filha, Eloisa Fernandes, para brincar no Bosque dos Buritis. “Está muito organizado, bonito e seguro para as crianças”, comemora. O parquinho foi reformado recentemente e ganhou um novo piso antiaderente, além de brinquedos novos. 

A parceria com a Alego poderá render mais um conjunto de equipamentos para a instalação no Bosque dos Buritis pelo Projeto Viver Bem, da Alego, que tem objetivo de incentivar a saúde e o bem-estar dos servidores do Legislativo estadual, bem como da comunidade de modo geral. 

Bosque dos Buritis

O Parque Urbano Bosque dos Buritis fica no Setor Oeste em Goiânia. A reserva ambiental é o mais antigo patrimônio paisagístico de Goiânia. Foi projetado no Plano Oriental da cidade para ser uma área verde. Possui 141.500 metros quadrados, cercado por árvores, lagos, e plantas rasteiras. Conta com três lagoas artificiais abastecidas pelo córrego Buriti e por vários canais subterrâneos. Em uma delas está o maior jato d’água da América do Sul.

Desde a ocupação da cidade até os dias atuais, a área vem experimentando muitas interferências que desfiguram suas características originais. A vegetação nativa foi, em certas partes, substituída por plantas exóticas, restando somente 10% da vegetação original. Já foram implantados no bosque calçadão de caminhada, alambrado, calçamento interno, meios-fios, lagos, cascatas e lanchonete.

No local, se encontra o Centro Livre de Artes, o Museu de Arte de Goiânia e duas obras que muito agradam o gosto dos goianienses e também dos turistas que passam por ali, que são: o Monumento à Paz Mundial, que abriga terras provenientes dos mais diversos países e uma fonte que chega a atingir cinquenta metros de altura, que é a maior da América do Sul, mas que atualmente está desativada

Centro Livre de Artes

O Centro Livre de Artes CLA é uma escola de artes da Prefeitura de Goiânia vinculada à Secretaria Municipal de Cultura (Secult). O local oferece mais de 40 cursos e oficinas para crianças, adolescentes, adultos e melhor idade. Entre as atividades oferecidas, há formações nas áreas de música, artes plásticas e cênicas. 

Iris elogiou a professora supervisora do CLA Eliane Luiza pela gestão no local. “Venho acompanhado de perto tudo aquilo que acontece na administração. Me realimenta quando vejo a dedicação à comunidade de vocês, pois a Cultura é uma das áreas sociais mais importante”, disse. 

O secretário Cleber Adorno diz que o “prefeito se preocupa com a Cultura e nos da liberdade para avançar. Nosso projeto que se destina no desenvolvimento da comunicade. Em todas as ocasiões o prefeito é parceiro. Sua administração sempre prestigia com vontade política, desejo, espírito coletivo e solidariedade”, conclui. 

Portal Oficial da Prefeitura de Goiânia / Antônio Bento, da Diretoria de Jornalismo

Deixe sua opinião

x

Veja também

Gustavo Mendanha inova com Gabinete Virtual e amplia atendimento à população

Segundo o prefeito, bate-papo virtual com moradores da cidade será realizado pelo menos uma vez ...

%d blogueiros gostam disto: