Home / Agronegócio / Prazo de vacinação contra raiva termina neste sábado em 121 municípios goianos
Foto. Reprodução

Prazo de vacinação contra raiva termina neste sábado em 121 municípios goianos

Termina neste sábado, dia 31 de agosto, o prazo para a vacinação de bovinos, bubalinos. equídeos, caprinos e ovinos em 121 municípios de Goiás classificados como de alto risco para a raiva dos herbívoros. A obrigatoriedade é para os pecuaristas que ainda não fizeram a vacinação antirrábica este ano e nem apresentaram a declaração. 

Conforme a Portaria nº 292/2019 da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), o prazo de vacinação referente à etapa do primeiro semestre foi estendido até 31 de agosto em decorrência da falta de vacina no mercado para atendimento de todos os criadores dentro do prazo  inicial para imunização, que era 31 de maio. Além de vacinar até sábado, os pecuaristas precisam apresentar a declaração à Agrodefesa até dia 06 de setembro.

A declaração da imunização deve ser feita no formulário Declaração de Vacinação, disponível no site da Agrodefesa: www.agrodefesa.go.gov.br , devidamente preenchido e assinado, juntamente com a Nota Fiscal Eletrônica de aquisição de vacinas. O documento pode ser entregue na unidade da Agrodefesa do município correspondente à localização da propriedade ou nas unidades do Vapt Vupt também do município onde fica a propriedade. Não serão aceitas declarações enviadas via fax, pelo Correio ou por e-mail.

A Portaria 292/2019, em seu artigo 3º, proíbe o trânsito de bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e equídeos, a partir de 1º de setembro de 2019, para entrada e saída, cuja propriedade de origem ou destino, localizada em município de alto risco para a Raiva dos Herbívoros, não esteja com todo o rebanho vacinado ou declarado, referente à etapa maio de 2019. A imunização deve abranger os animais de todas as idades. Os 121 municípios classificados como de alto risco para a Raiva dos Herbívoros estão listados na Instrução Normativa Agrodefesa nº 2/2017.

Assessoria de Comunicação Agrdodefesa

Deixe sua opinião

x

Veja também

Safra de grãos 2019/2020 deve atingir 24,2 milhões de toneladas em Goiás

Destaque para a soja que tem tendência de crescimento de 2,6% A safra de grãos ...

%d blogueiros gostam disto: