Home / Mundo / Brasil / Cidades / Pontos de arte e lazer em Aparecida de Goiânia ganham destaque em guia turístico
Foto: Rodrigo Estrela

Pontos de arte e lazer em Aparecida de Goiânia ganham destaque em guia turístico

Seis mil exemplares foram confeccionados por meio de parceria público privada e serão distribuídos em áreas públicas como shoppings, rodoviárias, aeroportos, hoteis e restaurantes da cidade e da capital

Pontos turísticos de Aparecida de Goiânia caracterizam arte, cultura, história e atratividade que combinados com estrutura de hotéis, restaurantes e lojas, envolvem ecologia, comércio, culinária e opções de entretenimento. A economia do município, voltada para a produção e desenvolvimento da indústria e comércio ajuda na fomentação do turismo de negócios e atrai clientes e empresários de todas as regiões do país. E com quase 600 mil habitantes, Aparecida de Goiânia é uma cidade de belezas naturais, que vem crescendo a cada dia, mas que ainda preserva suas origens e características importantes desde a formação do seu povoado.

Com o objetivo de levar ao conhecimento das pessoas, tanto habitantes quanto visitantes, os pontos turísticos que oferecem atratividade, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Superintendência de Turismo e Relações Internacionais, lançou na manhã desta terça-feira, 31, um folder que contém informações de 12 pontos turísticos da cidade. Confeccionado por meio de uma parceria público privada com empresários locais, o material informativo não rendeu custo nenhum para os cofres públicos municipais e será distribuído em hotéis, restaurantes, no aeroporto e rodoviárias de Aparecida e da capital.

Presente na solenidade de lançamento do Guia Turístico, o vice-prefeito Veter Martins, que na ocasião também representou o prefeito Gustavo Mendanha, destacou que acredita que o lançamento do folder servirá de roteiro para a população conhecer os pontos atrativos do município e apresenta-los aos familiares que estiverem visitando Aparecida. “Aparecida de Goiânia está atraindo um grande número de empresas, gerando emprego e criando oportunidade de negócios para todas as áreas e com isso melhorando a qualidade de vida e a identidade de seu povo. Por isso este guia será essencial para promover o conhecimento dos pontos de arte e história da cidade”, disse.

Para o superintendente municipal de Turismo e Relações Internacionais, Guido Marco, o folder é um guia que apresenta opções de visitações turísticas e que valoriza os locais que poderão ser conhecidos no município. “O turismo contribui na valorização histórica da cidade, gera economia, desperta o lazer das pessoas e o conhecimento de lugares históricos, como o Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Praça Matriz, os shoppings, os restaurantes e outros lugares que podem ser visitados”. Segundo ele, seis mil folders como guia turístico estarão disponíveis de forma gratuita em pontos estratégicos da região. “Faremos a distribuição nos shoppings, comércios, restaurantes e pontos de chegada e saída de visitantes”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Caldas, salientou que o turismo promove há de melhor na cidade e ainda movimenta a economia, ajudando na geração de empregos e renda para a população local. “Este folder servirá de roteiro turístico e visa estimular o setor hoteleiro, a cultura e a arte, mostrando nossos destinos mais interessantes. Entre eles estão nossas praças, parques, restaurantes e também os polos industriais que atraem milhares de pessoas todos os anos para o turismo de negócio. E ainda temos a reserva ambiental Serra das Areias, por exemplo, que será ponto de ecoturismo de Aparecida e que poderá ser conhecida e aproveitada”.

De acordo com o representante do Sindicato dos Guias de Turismo de Goiás, Alaídes Santos, o turismo tende a fazer as pessoas a valorizarem mais a cidade onde moram e assim a mostrem com orgulho para amigos, familiares e também para outros visitantes. “Este é um estímulo importante para que os aparecidenses conheçam sua própria cidade e com isso valorize suas atratividades locais e atraia turistas. As pessoas conhecendo os lugares turísticos tendem a valorizar a cidade, visitar e divulgar. Isso faz bem para a cidade ser vista e conhecida pelos goianos, pelos brasileiros e por pessoas de países afora”, afirmou.

Parceria – A confecção dos seis mil exemplares do guia turístico contou com a participação dos restaurantes e hotéis da cidade como o Massala Restaurante, Dona Clara Bistrô, Hotel Real Executive, Hotel 10, Arahra Hotel, Manhattan Barber Shop e também das gráficas GSN e Comunicação Visual. Participaram do lançamento os secretários Gerfeson Aragão (Esporte e Lazer), Cleomar Rocha (Transparência e Fiscalização), Adriano Montovani (Trabalho), Avelino Marinho (Cultura) e Ezizio Barbosa (Meio Ambiente). Além de pessoas ligadas ao cenário turístico da cidade e do Estado.

Conheça os pontos turísticos de Aparecida de Goiânia:

Santuário Nossa Senhora Aparecida
A igreja foi à primeira construída na cidade na época de sua fundação em 1922. Com modesta arquitetura colonial, o santuário preserva até hoje a cruz de aroeira fixada pelos fundadores do município.

Templo das Mãos Postas
Com raízes no Egito Antigo, a Ordem Rosacruz (Amorc) é uma instituição internacional de caráter místico-filosófico que tem por missão despertar o potencial interior do ser humano. Fundada em 1964, a Loja Rosacruz – conhecida como Templo das Mãos Postas – está localizada na Vila Brasília.

Cemitério Municipal
Sinônimo de arte e curiosidades do tempo passado, o mais antigo cemitério da cidade é uma fonte de conhecimento para quem deseja conhecer a história do município. No local estão sepultadas os pioneiros das famílias tradicionais de Aparecida de Goiânia. Localizado no Centro da cidade, o cemitério possui paisagismo com características de sua fundação.

Ateliê Américo Poteiro
A genialidade da obra do artista plástico Américo Poteiro pode ser encontrada em seu ateliê, localizado no Bairro Jardim Buriti Sereno. Suas dezenas de obras traduzem a religiosidade e a cultura do povo goiano e brasileiro. Contato para visitas: (62) 99973-0883

Serra das Areias
A área de proteção ambiental Serra das Areias é uma das maiores riquezas da fauna e flora do Centro-Oeste brasileiro. Com um total de 2.890 hectares, o local é composto de nascentes, cachoeiras, trilhas, mata nativa e abriga bichos como tatu, gambá, pássaros, serpentes, cutia, abelhas, etc.

Praça Israel
Inaugurada em dezembro de 2017, a Praça Israel possuí uma estátua do diplomata brasileiro Osvaldo Euclides de Sousa Aranha e bandeiras de Israel e do Brasil, que simbolizam a parceria entre os dois países. Localizada no Parque Trindade II, a praça possui árvores nativas israelenses como parreiras e oliveiras.

Praça Raimunda Rosa de Campos
Localizada no Jardim Nova Era, o espaço conta com três monumentos do artista plástico goiano Américo Poteiro, em homenagem às mães grávidas e aos animais, além de academia ao ar livre e parque para crianças.

Praça Matriz
Um dos principais cartões postais de Aparecida de Goiânia, a Praça Matriz possui paisagismo que valoriza o Santuário Nossa Senhora Aparecida, símbolo histórico da fundação do município. Quem passa pelo Setor Central, faz uma verdadeira viagem às origens da cidade.

Praça Norberto Teixeira (conhecida como Parque da Família)
Inaugurada em 2014, o “Parque da Família” é um espaço de lazer e entretenimento que fica localizada na Avenida Independência, no Setor Village Garavelo, na região Central. O parque possui paisagismo, pergolado, parque para crianças, quadra de esporte, academia da Terceira Idade, pista de caminhada, etc.

Parque da Criança
O espaço é mais uma opção para atividades esportivas, cultura e lazer, além de contribuir com a arborização urbana e garantir bem-estar de quem mora na cidade. Inaugurado em 2014, o Parque da Criança, no Setor Mansões Paraíso, é um local para prática de vôlei, basquete e descanso.

Chácara Estância Lira
Localizada no Setor Vale do Sol e próxima ao Córrego Santo Antônio, o local possui características próprias da fauna e flora, formada por árvores nativas e frutíferas. Um espaço natural que contrasta com o cenário urbano. Contato para visitas: (62) 3545-6583/ 98531-0177

Aparecida Shopping
Localizado no Setor Serra Dourada, na região Central, o local é o mais novo centro comercial de compras e opção de lazer com atividades variadas como cinema, parque de diversões, espaço para eventos, bar e restaurantes, academia, etc.

Buriti Shopping
Inaugurado em 1996, o Buriti Shopping se tornou referência na oferta de varejo, lazer e serviços para os moradores da região metropolitana da capital. É o terceiro maior shopping de Goiás, recebendo cerca de 1,2 milhão de visitantes por mês. Localizado na Vila São Tomaz, o shopping é uma opção de quem gosta de cinema, lazer e entretenimento.

Fonte. Rafael Freitas
Foto: Rodrigo Estrela

Deixe sua opinião

x

Veja também

Sem apoio: sobre medidas contra coronavírus, Caiado se reunirá com prefeitos nesta segunda-feira (18/5) às 18h

O governador Ronaldo Caiado anunciou, na tarde deste domingo (17/5), que irá se reunir com ...

%d blogueiros gostam disto: