Home / Mundo / Brasil / Goiás / Operação Férias Turista Seguro será lançada nesta sexta-feira

Operação Férias Turista Seguro será lançada nesta sexta-feira

Evitar mortes por afogamento

O Governo de Goiás lança nesta sexta-feira, dia 28, às 8h30, a Operação Férias Turista Seguro do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO). A coletiva de imprensa será no 1º Batalhão Bombeiro Militar, na Rua 66, n° 253, no Centro de Goiânia, perto do Parque Mutirama.

O objetivo principal da ação é evitar mortes por afogamento, em especial no Rio Araguaia, durante o mês de julho. No lançamento, serão apresentados os novos materiais e equipamentos utilizados na operação, o material educativo, além do embarque do reforço dos militares que partem para rios e balneários do estado. A operação este ano será comandada pelo Coronel Jailton Pinto de Figueiredo.

Uma das marcas da operação será o melhor uso da tecnologia na proteção da vida. Drones serão utilizados pelos bombeiros. As imagens captadas por uma câmera de alta resolução instalada no aparelho são transmitidas em tempo real para um tablet que fica com o piloto. O equipamento apoia o trabalho do Corpo de Bombeiros em salvamentos aquáticos e terrestres, na busca de pessoas e no resgate de corpos de afogados. Também será disponibilizado para os turistas um aplicativo com informações, mapas e dicas de segurança da operação.

Outra novidade desta edição vai ser a disponibilização de cadeiras anfíbias que tem o objetivo de permitir o acesso de cadeirantes, pessoas com deficiência e idosos às praias do Rio Araguaia. O projeto, fruto de parceria do Governo de Goiás com a iniciativa privada, é inédito em Goiás.

As cadeiras auxiliam os banhistas para que vivenciem a experiência de entrar no rio sem nenhuma preocupação sob a proteção dos guarda-vidas da Operação Férias Turista Seguro. As cadeiras utilizadas são chamadas de “anfíbias”, por serem fabricadas com pneu especial que permite superar a dificuldade da areia e também não afundam dentro da água. A altura dela é compatível com a possibilidade do usuário sentir a água, numa profundidade segura.

Salva vidas

O Corpo de Bombeiros Militar voltará a falar sobre a importância do uso do colete salva-vidas. Ele é o principal equipamento de segurança aquática e evita a morte por afogamento. Um bom colete deve oferecer flutuabilidade, modelagem ajustada, boa amplitude de movimentos para os braços, tirantes resistentes e dispositivos de ajuste bem eficientes.

O trabalho educativo também será realizado para sensibilizar a população da importância de pequenos cuidados como forma de evitar grandes tragédias. Há mais de quatro décadas, o CBMGO faz anualmente a proteção dos turistas durante as férias do mês de julho. São mais de 200 quilômetros de proteção ao longo do Araguaia e seus afluentes.

Serão realizados trabalhos preventivos e de atendimento às emergências, com a distribuição de cartilhas, folders e a presença e atuação ostensiva de aproximadamente 350 bombeiros, entre guarda-vidas e mergulhadores nas praias ao longo do rio, além de aporte de viaturas, embarcações, equipamentos e materiais.

Às margens do Rio Araguaia, os bombeiros estarão presentes em Aragarças, Itacaiú, Britânia, Aruanã, Cocalinho, Bandeirantes e Luis Alves. AOperação Férias Turista Seguro contará com um Posto de Comando em Aruanã. O local oferece ótimas instalações e tecnologias para concentrar as informações referentes à Operação e acolher os veículos de comunicação. Haverá também um posto avançado em Alto Paraíso de Goiás, outro local muito procurado por turistas durante as férias, e Araguapaz.

Os bombeiros empenhados na operação compõem grupo seleto de profissionais especializados no salvamento em ambientes aquáticos. Eles receberam treinamentos intensivos de salvamento aquático com aeronave, salvamento aquático em áreas alagadas, sobrevivência em áreas cercadas por águas, técnicas de salvamento aquático, travessias de longa duração, operações de busca e resgate subaquático, manutenção e operação de embarcações.

Operação Férias Turista Seguro 2019
Data: Sexta-feira, dia 28, às 8h30
Local: 1º Batalhão Bombeiro Militar. R. 66, nº 253, Setor Central (próximo ao Parque Mutirama).
Informações para a imprensa: (62) 3201-2030

Assessoria de Comunicação Social/BM-5
Av. C-206 esq.c C-198, Jardim América, Goiânia

Portal Goiás Agora

Deixe sua opinião

x

Veja também

AGR e Governo de Goiás aprovam redução de preços de serviços na Saneago

O Conselho Regulador da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) ...

%d blogueiros gostam disto: