Home / Mundo / Brasil / Cidades / Oito mil moradores do Setor Santo André são beneficiados com inauguração da Unidade Básica de Saúde
Foto. Ênio Medeiros

Oito mil moradores do Setor Santo André são beneficiados com inauguração da Unidade Básica de Saúde

A nova unidade tem capacidade de realizar 150 atendimentos por dia e resolver até 80% dos problemas de saúde dos moradores da região

Saúde é um dos setores que recebem atenção especial da administração pública de Aparecida de Goiânia que tem como objetivo ampliar a rede para melhor atender a população da cidade. E para cumprir esta meta, os moradores da cidade receberam na manhã desta quinta-feira, 23, mais uma unidade Unidade Básica de Saúde (UBS), desta vez no Setor Santo André. A unidade contemplará os bairros Jardim Ipanema, Jardim Cristal, Pampulha, Rio Grande e Real Grandeza, beneficiando diretamente cerca de 8 mil moradores da região. Com essa inauguração, o município completa 27 novas UBSs.

Durante a solenidade de inauguração, o prefeito Gustavo Mendanha destacou os  avanços na saúde. “Ampliar a rede de atendimento e atenção à saúde é um dos principais objetivos da gestão. Prova disso é a inauguração desta UBS e de mais duas que serão entregues nos próximos dias. Ações como estas colocam Aparecida em destaque e a torna referência na área da Saúde. Moradores de outras cidades vêm até aqui buscar atendimento devido à boa estrutura que oferecemos. E vamos continuar avançando, investindo na construção de mais unidades e contratação de mais médicos”, destacou o prefeito.

De acordo com o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, nas UBSs, a população tem acesso aos atendimentos básicos gratuitos como pré-natal, programas de prevenção e promoção a saúde, enfermagem e odontologia. “Essa unidade tem capacidade de fazer 150 atendimentos por dia, resolvendo até 80% dos problemas de saúde da população. Além disso vai desafogar as outras unidades do município, ou seja, com os moradores dessa região recebendo os cuidados preventivos na Unidade Básica, diminuirão a procura pelos serviços da emergência oferecidos nas UPAS e CAIS”, ressaltou.

O espaço de 483,8 metros quadrados de área construída conta com consultórios médicos, odontologia, sala de inalação, local para procedimentos e observação onde serão realizados atendimentos gerais como consultas médicas, injeções, curativos, inalações, coleta de exames, vacina e exames laboratoriais. A UBS possui ainda salas de farmácia, curativo, coleta, acolhimento multiprofissional, banheiros adaptados, vacina e dependências administrativas.

A dona Marileide Ferreira de Sousa, de 40 anos, mora no Jardim Ipanema. Ela fez questão de participar da solenidade e comemorou a chegada da unidade de saúde na sua região. “Eu fiquei muito feliz, pois nossa comunidade estava precisando de um lugar para ser atendida na área da saúde. Sempre que alguém daqui passava mal tinha que ir até o centro da cidade para buscar atendimento. A UBS Santo André ficou bem bonita e espero que os atendimentos sejam bons também”, disse a moradora.

A UBS do Setor Santo André é de porte II, ou seja, atenderá com duas equipes de Estratégia de Saúde da Família. Cada equipe tem a capacidade para atender, em média, quatro mil moradores da área de abrangência e é formada por um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem. A unidade também tem servidores administrativos e  funcionará das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira no sistema de agendamento de consultas. Nos próximos dias serão inauguradas mais duas unidades básicas no Bairro Ilda e Cruzeiro Sul.

A unidade funcionará, por enquanto, com médico em apenas uma das duas equipes. De acordo com a Secretaria de Saúde informou que solicitou a reposição de 13 profissionais do Programa Mais Médicos e que está promovendo o chamamento de 30 médicos para atender as Unidades Básicas de Saúde do município. O processo do chamamento deve durar cerca de 30 dias, que é o prazo legal para avaliação da documentação exigida dos novos contratados.

Foto: Enio Medeiros

Programa Qualificação dos Profissionais da Saúde

Na ocasião o prefeito anunciou que implantará o projeto de qualificação dos profissionais da saúde de Aparecida, que será realizado por meio de uma parceria da prefeitura com uma das maiores instituições de saúde do Brasil, o Hospital Sírio Libanês. O servidores vão receber capacitação por um grupo especialista do hospital.

“O treinamento será iniciado em agosto e realizado, primeiramente, com o pessoal das Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Nossos servidores já desenvolvem um bom trabalho, mas com a experiência da equipe de um hospital referência no país, vão receber mais conhecimentos e qualificação para melhorar os procedimentos, além de se tornarem mais eficientes, o que otimizará os serviços que já prestamos”, explicou Gustavo Mendanha.

Fonte. Rackel Vieira
Foto. Ênio Medeiros

Deixe sua opinião

x

Veja também

Sem apoio: sobre medidas contra coronavírus, Caiado se reunirá com prefeitos nesta segunda-feira (18/5) às 18h

O governador Ronaldo Caiado anunciou, na tarde deste domingo (17/5), que irá se reunir com ...

%d blogueiros gostam disto: