Home / Política / Ministério da Saúde disponibiliza vacina para toda população

Ministério da Saúde disponibiliza vacina para toda população

A partir desta segunda (5), o Ministério da Saúde disponibiliza a vacina contra gripe para toda população em postos de atendimento de todo Brasil. Como a campanha não atingiu a meta inicial de vacinação, o Ministério da Saúde orientou estados e municípios a ofertar a vacina para todas as faixas etárias, enquanto durarem os estoques. A medida só é válida neste ano e foi adotada porque ainda há um estoque disponível de 10 milhões de doses.

De acordo com a assessoria do governo do estado, a vacina vai estar disponível até sexta-feira (9). A Secretaria do Estado de Saúde (SES) vai pedir aos municípios as informações sobre as metas atingidas para saber sobre o restante das doses.

A partir do levantamento, cada município terá de fazer a solicitação das doses da vacina.

A meta mínima era atingir 90% dos grupos de risco, mas nenhum no estado chegou a esse número. O grupo das crianças até 5 anos atingiu 63,40% .

O ministério alerta sobre a importância do público-alvo ainda se imunizar para evitar a gripe e seus possíveis agravamentos e ressaltou que a ampliação do público nesta última semana da campanha ocorrerá porque ainda há doses disponíveis.

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde desde o dia 17 de abril protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Segundo a pasta, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

De acordo com o ministério, é fundamental que as pessoas se vacinem neste momento para estarem protegidas durante o inverno, quando os diversos vírus da influenza começam a circular com maior intensidade. O organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção. (Agência Brasil) 

Deixe sua opinião

x

Veja também

Atualização dos casos de doença pelo coronavírus (Covid-19) em Goiás

Governo de Goiás, por meio da SES-GO, monitora sistematicamente suspeitas de novos casos Publicado: 22 Mai ...

%d blogueiros gostam disto: