Home / Mundo / Milhares de aplicativos de Android monitoram crianças indevidamente
(Foto: Britta Pedersen/dpa)

Milhares de aplicativos de Android monitoram crianças indevidamente

Mais de 3 mil aplicativos para Android monitoram crianças indevidamente. É isso o que concluiu um estudo feito por pesquisadores que analisaram 5,8 mil apps disponíveis no sistema do Google e que são voltados para o público infanto-juvenil.

Ao todo, 3.337 aplicativos apresentaram comportamento inadequado de acordo com as leis dos Estados Unidos de proteção a crianças com menos de 13 anos.

Alguns deles coletavam dados de localização e contatos sem pedir permissão dos pais, e a maioria violavam os termos de serviço do Google que proíbem apps de compartilhar dados de identificação com terceiros.

Os aplicativos analisados que eram vinculados a contas do Facebook também violavam termos da rede social que limitam o uso para menores de 13 anos, de acordo com o site Education Week.

Apesar de ferirem a legislação dos EUA, a ilegalidade dos apps é contestável e precisa ser verificada por órgãos reguladores como a FTC. Como o estudo só englobou apps do Android, não é possível saber se o problema ocorre também no iOS.

 

Olhar Digital

Deixe sua opinião

x

Veja também

Covid-19: Reino Unido ultrapassa Itália em número de mortes

O Reino Unido ultrapassou a Itália ao relatar mais de 32 mil mortes pelo coronavírus, ...

%d blogueiros gostam disto: