Home / Política / Maioria dos candidatos à Assembleia Legislativa pela REDE declaram apoio ao projeto de mudança liderado por Caiado

Maioria dos candidatos à Assembleia Legislativa pela REDE declaram apoio ao projeto de mudança liderado por Caiado

O compromisso de mudar a forma de Governar Goiás e de administrar o Estado por meio do diálogo e em parceria com a população tem resultado em uma série de adesões de partidos e lideranças ao projeto encabeçado pelo senador Ronaldo Caiado (DEM). Nesta terça-feira, 2, foi a vez da grande maioria dos candidatos à Assembleia Legislativa pela sigla Rede Solidariedade manifestar apoio ao candidato democrata. O grupo foi recebido pelo coordenador de campanha e prefeito de Catalão, Adib Elias, que classificou o ato como de grandeza política, que vai contribuir para a vitória de Caiado. “São candidatos de alto nível que vão levar o nome do Caiado para todas as regiões de Goiás. É um partido nobre, o que prova que o senador consegue aglutinar lideranças e expressar a mensagem de mudança, esperança e respeito”, afirmou Adib.

Caiado ficou contente com a adesão majoritária da chapa de candidatos da Rede Sustentabilidade. O senador acredita que a pluralidade de apoios demonstra o compromisso da coligação A Mudança é Agora com uma nova forma de governar, olhando para as pessoas, dando oportunidades e trabalhando para o desenvolvimento do Estado. “É uma alegria contar com a adesão de candidatos tão nobres, que defendem principalmente o meio-ambiente e a sustentabilidade, que é um dos pilares das nossas propostas. É um reforço grandioso em uma reta final. Aumenta nossa confiança”, exclamou Caiado.

O ex-secretário geral da sigla em Goiás e coordenador das candidaturas majoritárias da Rede, Thiago Carvalho, reputa a candidatura de Caiado como a única a representar a efetiva mudança da qual Goiás precisa. Thiago também afirmou que os últimos acontecimentos, que levaram o coordenador geral da campanha do governador para a prisão, pesaram na hora do grupo tomar a decisão por apoiar publicamente o senador democrata. “Já havia o entendimento de que o Caiado era a melhor opção, mas o diretório tomou outro caminho. Agora, mais de 90% dos 53 candidatos ao cargo de deputado federal vieram declarar a adesão ao projeto liderado pelo senador. Além de corresponder ao sentimento de mudança, Caiado tem plano na área sustentável que contempla a visão da Rede, que é mesclar desenvolvimento sustentável com desenvolvimento econômico”, contou o coordenador.

O grupo divulgou uma carta aberta ao povo goiano reiterando a posição do partido de não compactuar com atos de corrupção. A publicação afirma: “Em razão dos acontecimentos ocorridos na última semana, onde a Polícia Federal e o Ministério Público trouxeram à tona uma série de denúncias contra pessoas do primeiro escalão da campanha do governador, este grupo de candidatos da REDE Sustentabilidade decidiu por retirar o seu apoio ao candidato do PSDB, e neste momento decisivo, hipotecar o apoio de 95% da chapa de candidatos da REDE Goiás ao Senador Ronaldo Caiado ao cargo de governador do estado de Goiás, acreditando que o futuro governador do estado de Goiás respeitará os princípios norteadores da REDE Sustentabilidade: o crescimento econômico em conformidade com o desenvolvimento sustentável.”

Leia o conteúdo do documento na íntegra:

CARTA ABERTA AO POVO GOIANO

Em razão dos acontecimentos ocorridos na última semana, onde a Polícia Federal e o Ministério Público trouxeram a tona uma série de denúncias contra pessoas do primeiro escalão da campanha do governador Zé Eliton, este grupo de candidatos da REDE Sustentabilidade decidiu por retirar o seu apoio ao candidato do PSDB, e neste momento decisivo, hipotecar o apoio de 95% da chapa de candidatos da REDE Goiás ao Senador Ronaldo Caiado ao cargo de governador do estado de Goiás, acreditando que o futuro governador do estado de Goiás respeitará os princípios norteadores da REDE Sustentabilidade: O crescimento econômico em conformidade com o desenvolvimento sustentável.

A decisão é fruto de muito debate, afinal desde o começo da campanha já havia dúvidas e questionamentos sobre a decisão que o diretório da REDE havia tomado na sua convenção estadual, isso se somou a uma série de episódios lamentáveis que acabaram por prejudicar a chapa de candidatos da REDE, que sofreu sucessivos boicotes por parte da campanha do governo do estado. Provas robustas corroboram o que esta carta informa. Um boicote, sobretudo à candidatura de Marina Silva em Goiás.

Mas o principal fato que determinou esta mudança de postura está relacionado com a prisão do chefe de campanha do governador Zé Eliton, episódio que marca o rompimento com uma candidatura fadada ao fracasso eleitoral. Sobre a mudança de rumo em reta final de campanha, resgatamos uma frase do maior estadista que este país já teve para explicar nossa decisão ao povo goiano.

Costumo voltar atrás, sim. Não tenho compromisso com o erro.
Juscelino Kubitschek

Quanto ao fato de ignorarmos a partir de agora uma determinação que trata de uma aliança com o PSDB, citamos o estatuto do partido em seu artigo 13 que trata sobre a liberdade que cada filiado possui quanto a discordar da decisão tida como oficial. Citamos as partes específicas do estatuto da REDE que tratam do tema:

Constituem DIREITOS dos filiados:

VI – divergir de qualquer orientação política dos órgãos partidários ao qual pertença ou não, sendo garantido o mais amplo e absoluto direito a dissentir, criticar e debater nos órgãos aos quais pertença e através dos órgãos de comunicação internos do Partido, com pleno respeitos aos demais membros da REDE;

IX – abster-se de cumprir decisão coletiva ou de bancada parlamentar diante de graves objeções de natureza ética, religiosa, filosófica ou de foro íntimo;

Antecipamo-nos a direção do partido e informamos à população que não iremos mais apoiar um governo comprovadamente envolvido em escândalos de corrupção.

Após uma série de tratativas sobre os princípios norteadores da REDE Sustentabilidade, confiamos que no momento, o nome ideal para conduzir o estado neste momento seja o Senador Ronaldo Caiado, e por este motivo declaramos publicamente nosso apoio ao candidato do Democratas nestas eleições, confiando nele toda nossa confiança e todo nosso empenho nesta reta final de campanha eleitoral.

 

 

 

Site oficial Ronaldo Caiado

Deixe sua opinião

x

Veja também

Previdência: confira principais pontos aprovados em primeiro turno

Deputados alteraram quatro pontos da proposta em plenário Aprovada na sexta-feira (12) à noite pelo ...

%d blogueiros gostam disto: