Home / Política / José Eliton não é o nome natural dentro da base aliada

José Eliton não é o nome natural dentro da base aliada

Especialistas ouvidos pela reportagem avaliam que vice-governador ainda precisa pavimentar candidatura

Ao deixar o PP e se filiar ao PSDB, o vice-governador, José Eliton, tinha o objetivo claro de facilitar o caminho rumo a uma candidatura a governador em 2018. De 2015 até aqui ele tem feito muitas articulações para conseguir seu intento.Já ocupou duas das principais secretarias do governo, mas até aqui não tem conseguido alavancar o seu nome a um patamar de unanimidade na base aliada.

Eliton já ocupou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e por último a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, sem muitos efeitos diante da opinião pública. Agora, no entanto, ele foi designado pelo governador para administrar os recurso oriundos da venda da Celg.

Para o cientista político e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) Pedro Célio Alves Borges, o vice-governador não é unanimidade e não deve ser consagrado pela base. Segundo ele, o crescimento de partidos como PSD e PTB nas eleições municipais contribui para dificultar o caminho de Eliton.“O vice-governador pode esperar tudo, menos ser ungido como candidato natural do campo governista. Por enquanto ele é somente um indicado momentâneo do governador”, diz.

Pedro Célio avalia ainda que José Eliton se desgastou nas duas secretarias que ocupou. Com isso, ele terá que convencer e não só contar com o apoio de Marconi Perillo.
“A candidatura, ele vai ter de construir. E ele já queimou dois cartuchos, no comando da infraestrutura e depois da segurança pública”, destaca.


Na avaliação do analista Marcos Marinho, professor, consultor político e diretor da M. Marinho Marketing Ltda., José Eliton não é o nome natural e nem está em situação de ser imposto pelo governador. Para ele, se Marconi fizer isso, corre o risco de rachar seu campo de apoio.“Considero haver nomes mais fortes na base. Penso que não será possível ao governador impor esta candidatura sem correr o risco de fraturar sua própria base”, declara.

Deixe sua opinião

x

Veja também

Deputado Eduardo Prado solicita investigação das empresas de ônibus

O Deputado Estadual Delegado Eduardo Prado encaminhou ontem, 12, ofício direcionado ao delegado da Delegacia ...

%d blogueiros gostam disto: