Home / Mundo / Brasil / Cidades / Iniciativa vai coletar produtos de higiene para moradores de rua em Goiânia

Iniciativa vai coletar produtos de higiene para moradores de rua em Goiânia

Novo mall, na região da 44, abraça projeto Mini Gentilezas e vai arrecadar itens como sabonete, shampoos, escovas de dentes e desodorantes, inclusive miniaturas, para pessoas em situação de rua

Fazer o bem sem olhar a quem. Com esta filosofia, o Shopping Gallo, que será inaugurado em outubro deste ano na região da Rua 44, no Centro de Goiânia, abraça o projeto Mini Gentilezas, realizado pela ONG Argilando, do Rio de Janeiro, em todo o mundo. A ação social consiste na arrecadação de produtos de higiene em geral, principalmente aqueles em formato reduzido não utilizados em hotéis ou avião-, com distribuição e logística para pessoas em situação de rua.

Nesta semana, o novo centro de compras inicia a campanha interna, com o envolvimento de colaboradores e, a partir da segunda quinzena deste mês, a previsão é engajar parceiros, hotéis da região e lojistas. Após a inauguração, os clientes flutuantes também serão alvo da ação, que será permanente.

Podem ser doados como pequenos itens o shampoo, condicionador e hidratantes. A campanha também incentiva a doação de produtos de higiene que não são disponibilizados em hotéis, como espuma para barbear, desodorante, hidratante, aparelho de barbear descartável, pasta de dente, escova de dente, sabonete, absorvente, lenços de papel e papel higiênico. Sachês e amostras grátis também são bem-vindos.

Todas as doações recebidas no ponto de coleta são encaminhadas para a central da cidade mensalmente. Uma pessoa será responsável pela triagem nos moldes do Mini Gentilezas: contagem, entrega de forma equilibrada aos parceiros e relatórios mensais. A central distribui os kits para os projetos cadastrados, que realizam o trabalho direto com a pessoa em situação de rua. Atualmente dois grupos em Goiânia são atendidos pela iniciativa e, com a nova parceria do Shopping Gallo, outros poderão contar com essa ajuda, como o Invisível GO, que aguarda na lista de espera.

“O Shopping Gallo tem sido construído, desde o início, em cima de pilares importantes, como a responsabilidade e o engajamento social. Isso inclui propor melhorias na qualidade de vida das comunidades em que estamos inseridos. Dar esse passo antes mesmo da inauguração é mostrar que a cultura organizacional começa antes mesmo da construção da nossa estrutura física”, enfatiza a coordenadora de marketing do shopping, Láira Machado.

O centro de compras também dá sua contribuição ao se tornar um investidor gentileza. O empreendimento possui uma cota de participação anual, valor que auxilia a ONG na diluição dos custos de manutenção entre os investidores e, assim, conseguir manter o impacto e capilaridade do projeto.

Láira lembra que o shopping está instalado em uma região que possui uma grande quantidade de pessoas em situação de rua. “Não podemos fechar os olhos. É uma forma de contribuir com os projetos que dão assistência a elas”, justifica.

Esta é apenas mais uma ação com foco social do novo mall, que já coleciona várias iniciativas de ajuda ao próximo. Em 2018, foi desenvolvida uma ação para o Outubro Rosa, com campanha de doação de cabelo para a confecção de perucas para a Associação dos Portadores de Câncer de Mama (APCAM), ligada ao Hospital das Clínicas/Universidade Federal de Goiás (UFG). “Disponibilizamos corte gratuito em dois dias para quem quisesse fazer a sua doação. Foram doados mais de 20 cortes. Então, com certeza outras ações serão desenvolvidas, pois o assunto está inserido nas pautas do empreendimento”, destaca a coordenadora.

Para quem quiser deixar sua contribuição, o ponto de coleta já está montado no estande de vendas do Shopping Gallo, situado à Avenida Independência, no Centro de Goiânia. O horário de atendimento é de segunda a sábado, das 8 às 18 horas.

Alcance

Atualmente o Mini Gentilezas está presente em 79 cidades, 19 estados e DF e 3 países com 250 pontos de coleta e realizou mais de 90 mil atendimentos, além de mais de 1,1 mil itens de higiene doados. Países como Argentina, Colômbia, Canadá, Portugal e Estados Unidos também adotaram a causa social.

Além do exercício da responsabilidade social e afirmação de valores, o projeto reflete a empatia e o acolhimento às pessoas em situação de extrema vulnerabilidade.

Mais sobre a ONG

A Argilando é uma Organização Não Governamental (ONG) apartidária, sem vínculos religiosos com o propósito de disseminar o voluntariado em pessoas com diferentes experiências, talentos e expectativas. Este propósito coloca os indivíduos em contato com as ações sociais por meio de programas específicos, unindo voluntários e instituições em torno de interesses comuns e transformando necessidades sociais em oportunidades de participação solidária.

Assessoria de imprensa Kasane 360°

Deixe sua opinião

x

Veja também

Gustavo Mendanha inova com Gabinete Virtual e amplia atendimento à população

Segundo o prefeito, bate-papo virtual com moradores da cidade será realizado pelo menos uma vez ...

%d blogueiros gostam disto: