Home / Mundo / Brasil / Cidades / Imóveis com focos do Aedes Aegypti poderão receber adesivos de alerta em Goiânia

Imóveis com focos do Aedes Aegypti poderão receber adesivos de alerta em Goiânia

Foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) matéria (PL 159/2019) que autoriza os agentes de controle de endemias a adesivar as residências com foco, criadouro ou a presença de mosquito Aedes Aegypti, bem como os locais livres desses focos.

A ideia é que os agentes ao fiscalizar os imóveis coloquem adesivos coloridos, sendo verdes para lugares sem foco; amarelos, para locais sem foco mas com possíveis criadouros e vermelhos para os imóveis onde se constatar presença de larvas ou do mosquito adulto.

A iniciativa é do vereador Tiãozinho Porto (Pros) e tem com objetivo de identificar e certificar os imóveis a fim de melhorar o controle dessa epidemia que atinge o município de Goiânia que já teve este ano mais de 2.500 casos registrados, conforme o Boletim da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás.

Os vereadores Weligton Peixoto (MDB) e Anderson Sales-Bokão (DC) foram contrários à aprovação do projeto, porém foram votos vencidos pelos demais colegas do colegiado. Weligton alegou que a medida pode suscitar comportamentos violentos na vizinhança já que os adesivos vão destacar os locais com focos do mosquito transmissor de Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. Já Bokão afirmou que a medida é ineficaz porque o morador pode retirar o adesivo, além do que o agente pode não retornar às casas que receberam adesivo positivo e assim, os focos retornarem.

Fonte. Câmara Municipal de Goiânia

Deixe sua opinião

x

Veja também

Prefeitura em Ação encerra o ano com quase 500 mil atendimentos

Programa que esteve em 21 regiões diferentes do município uma vez por mês desde a ...

%d blogueiros gostam disto: