Home / Mundo / Brasil / Cidades / Gustavo Mendanha recebe prêmio internacional por projetos de inovação tecnológica em Aparecida
Foto. Portal Oficial da Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Gustavo Mendanha recebe prêmio internacional por projetos de inovação tecnológica em Aparecida

Premiação foi realizada em São Paulo e contou com a presença do embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley

Desenvolvido pela Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Projeto MiniLab Cidadão, recebeu na noite desta segunda-feira, 22, o Prêmio InovaCidade, do Instituto Smart City Business América. Esta é a terceira vez que o município é premiado em primeiro lugar pelos projetos de inovação e tecnologia desenvolvidos no município. A premiação, que está em sua 7ª edição, é o reconhecimento do Instituto às iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidade e foi realizado na Transamerica Expo Center, em São Paulo, e contou com a presença de diversas autoridades nacionais .

O prefeito Gustavo Mendanha recebeu a premiação das mãos do Presidente do Instituto de Smart City Business América, Leopoldo Albuquerque. “Pelo terceiro ano consecutivo recebemos o prêmio InovaCidade e dessa vez, nosso destaque foi para o MiniLab Cidadão, que faz parte do projeto Cidade Inteligente, desenvolvido em nossa cidade. Me sinto honrado em levar esse título para a nossa população”, comemorou gestor municipal que é um entusiasta do conceito Cidade Inteligente. Gustavo estava acompanhado do embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley.

O MiniLab Cidadão consiste em uma rede de atores e oficinas que disponibiliza ferramentas, projetos e ideias com a lógica de compartilhamento de experiência no exercício da cidadania. O projeto conquistou o prêmio pela terceira vez consecutiva. Foram recebidos 53 projetos com iniciativas que contribuem para o exercício da cidadania, sendo que 20 foram selecionados como vencedores. “O projeto pensa a coletividade das ideias e a sociabilidade, por isso é tão importante”, comentou Gustavo.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cleomar Rocha, destacou a importância da premiação para o município. “A população é a principal razão do projeto cidade inteligente, que é voltado para o exercício da cidadania. A premiação coloca a nossa cidade como modelo, resultando não apenas em reconhecimento, mas principalmente dando visibilidade para que empresas venham e criem mais oportunidades de emprego e renda, e que instituições queiram desenvolver seus projetos de referência aqui, melhorando ainda mais a cidade”, explicou.

A apresentação do projeto premiado dentro da programação do Inovacidade será nesta terça-feira, 23, e será feita pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Informação, Cleomar Rocha. Segundo ele, o MiniLab tem uma perspectiva de trabalhar a sociabilidade e o uso compartilhado de equipamentos públicos. “A implantação do projeto já foi iniciada e será finalizada neste segundo semestre. Nossa expectativa é muito boa, porque estamos reinventando os espaços makers em uma rede colaborativa. É um projeto modelo para outras cidades e certamente essa apresentação despertará interesse de vários setores”, informou.

Cidade Inteligente- O MiniLab Cidadão é parte do projeto ‘Cidade Inteligente’, que prevê a implantação de uma rede de fibra ótica municipal de alta velocidade e alta largura de banda larga em todos os prédios públicos municipais com custo operacional reduzido. Esse sistema ampliará a capacidade de comunicação interna entre os órgãos da administração, agilizando a realização de processos e atendimento eficiente aos cidadãos.

O projeto também prevê a criação de redes que irão possibilitar o acesso gratuito à internet em aparelhos públicos, hotspots, criação de minigames educacionais e informacionais, ampliação do sistema de videomonitoramento da cidade com aumento do número de câmeras e adoção de softwares de reconhecimento de padrões com, se necessário, utilização de drones e robôs. Criado pela Prefeitura de Aparecida, o ‘Cidade Inteligente’ também consiste na elaboração de modelos de planejamento e regulação urbana, ampliação de cursos profissionalizantes e de capacitação para diversas atividades produtivas, com foco no empreendedorismo, desenvolvimento de habilidades e outras competências.

Fonte: Maria Jessyca Queiroz

Deixe sua opinião

x

Veja também

Vereadores de Aparecida aprovam jornada de 30 horas para servidores da saúde e financiamento para a nova sede da câmara

Na manhã desta terça-feira, 22, a Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia realizou sessão extraordinária, ...

%d blogueiros gostam disto: