Home / Agronegócio / Governo de Goiás inova com aplicativo para o produtor rural

Governo de Goiás inova com aplicativo para o produtor rural

Inovar no setor público é, talvez, o maior desafio e a maior necessidade das administrações públicas brasileiras. Em Goiás não é diferente, especialmente por sua vocação agrícola, setor marcado pela alta tecnificação de processos responsável pelas transformações que vêm revolucionando o campo ao resultar em maior produtividade, lucratividade e otimização de recursos, não só materiais como, e principalmente, ambientais.

Diante deste cenário, repensar a prática da administração pública, não só para acompanhar essas mudanças como para propor novas maneiras de governar, tem sido tarefa primordial do Governo de Goiás. E no que se refere à agropecuária, a Emater – Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária já apresenta resultados.

Entre eles está o Emater Mobi , aplicativo para interação com os produtores rurais goianos e demais beneficiários que promete novidades na relação do governo com a sociedade e também melhora na gestão de serviços, cujos resultados passam a ser acompanhados em tempo real, possibilitando rápidas e efetivas tomadas de decisão.

De acordo com o presidente da Emater, Pedro Leonardo de Paula Rezende, “o aplicativo Emater Mobi foi concebido diante da necessidade de modernização do serviço público de Ater – Assistência Técnica e Extensão Rural, com o objetivo de acompanhar a evolução tecnológica experimentada no setor agropecuário nos últimos anos”.

Tecnologia x Cidadania

Desenvolvido e idealizado pelo corpo técnico da Agência, o Emater Mobi se apresenta, inicialmente, como uma ferramenta de comunicação entre o produtor e o técnico, encurtando a distância entre as propriedades rurais e os escritórios da Emater, hoje presentes em 205 municípios goianos.

Por meio do aplicativo o agricultor ou pecuarista poderá agendar visitas de assistência técnica, retirar dúvidas instantaneamente enviando imagens e áudio, e aquilo que o técnico não for capaz de resolver será encaminhado diretamente para sua coordenação regional, de modo que a solicitação não poderá ser encerrada enquanto o problema não for resolvido por completo.

Para além destes serviços específicos, o Emater Mobi poderá ser baixado e usado por toda a sociedade que terá acesso às notícias da Agência, ao aviso de novos serviços, aos eventos realizados pela Emater em todo o estado e à Rádio Emater, que abordará todas essas informações da maneira mais acessível ao público atendido pela instituição. Ao aliar tecnologia e comunicação pública, o que a Emater propõe, por meio desta inovação, é oferecer meios para que a cidadania seja de fato exercida pelos goianos, ou seja, facilitar o acesso da população às políticas públicas e aos serviços ofertados pelo Estado.

Pedro Leonardo ressalta que o novo app “permitirá ao produtor ter acesso aos serviços disponibilizados pela Emater de modo online, permitindo a comunicação com a área técnica da agência de maneira full time, resultando em rapidez no atendimento e economia operacional para Agência”.

Eficiência na gestão

Já como resultado para o Estado, como contrapartida para a Agência o aplicativo surge como uma nova plataforma estratégica no controle das atividades realizadas em campo pelos mais de 300 técnicos alocados nas 12 regiões que coordenam a ação da Emater em Goiás e na coleta destes dados, que balizarão as ações, projetos e programas que virão a ser propostos pela Agência com maior assertividade para atender às necessidades do setor produtivo goiano de forma mais efetiva.

Portal Goiás Agora / Comunicação Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária

Deixe sua opinião

x

Veja também

Governo de Goiás entregará 30 toneladas de sementes a produtores rurais

Ação inclui ainda entrega de kits de apicultura e será direcionada a municípios das regiões ...

%d blogueiros gostam disto: