Home / Saúde / Goiânia: Inicia campanha de vacinação contra Sarampo
Foto: Divulgação

Goiânia: Inicia campanha de vacinação contra Sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia dará início nesta segunda-feira (10/02) à Campanha de Vacinação contra o sarampo de 2020. A abertura oficial será às 8h30 da manhã no Centro Municipal de Vacinação. O foco são crianças e jovens de 5 a 19 anos e o dia D de mobilização nacional será em 15 de fevereiro. Estarão disponíveis a vacina Tríplice Viral e Tetra Viral (para crianças de até 4 anos vacinadas com a primeira dose de tríplice viral).

O Objetivo da Campanha é resgatar não vacinados ou complementar esquemas de vacinação para a vacina Tríplice Viral nas faixas etárias entre 5 a 19 anos de idade de forma seletiva, a partir da análise do cartão de vacinação e conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação/MS.

A referência para a vacinação serão os não vacinados contra o sarampo na faixa etária indicada, calculada pela Ministério da Saúde e estratificada somente de forma regional. Não há estimativa municipal específica para alcance de meta.

Esta Campanha é uma estratégia diferenciada para interromper a circulação do vírus do sarampo no País e será realizada de forma seletiva. No ano de 2019, aconteceram as duas primeiras etapas direcionadas às faixas etárias mais acometidas pelo surto no país, na ocasião. No ano de 2020, a Campanha destina-se aos demais grupos que não foram contemplados no ano de 2019.

Este ano, a Campanha também ocorrerá em duas etapas, sendo a primeira etapa destinada ao grupo de 5 a 19 anos de idade, e, no mês de agosto, para as pessoas de 30 a 59 anos.

É importante lembrar que, embora o foco da campanha seja o grupo de 5 a 19 anos, todas as salas de vacinas estarão vacinando seletivamente (conforme situação vacinal encontrada) a população de 6 meses a 49 anos de idade, inclusive no dia “D”, porém, não será administrada dose extra, em nenhuma pessoa, independente da faixa etária.

vacina estará disponível em 71 postos de vacinação. A lista pode ser encontrada no site da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia: https://www12.goiania.go.gov.br/sms/salas-de-vacina-em-goiania/

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após. Os sintomas do sarampo incluem febre alta, exantema maculopapular generalizado, tosse, coriza, conjuntivite e manchas brancas que aparecem na mucosa bucal, antecedendo ao exantema.

O Estado de Goiás, tendo em vista a confirmação de um caso de sarampo em janeiro de 2020, é considerado um Estado com transmissão ativa do vírus.

No município de Goiânia, da SE 01 à SE 52 de 2019, foram registrados 85 casos suspeitos de sarampo, dos quais 59 são residentes em Goiânia-GO, dentre estes, 06 casos foram confirmados, 50 foram descartados e 05 permanecem em investigação. Fonte: Portal Prefeitura

Deixe sua opinião

x

Veja também

Primeiro exame de repatriados dá negativo

Os primeiros exames realizados nos brasileiros repatriados da China, além dos profissionais e que tiveram ...

%d blogueiros gostam disto: