Home / Educação / Fies: inscrição começa na próxima terça-feira, 25 de junho

Fies: inscrição começa na próxima terça-feira, 25 de junho

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) abrem na próxima terça feira (25/6)  e encerram no dia 1º de julho. Para se inscrever, o interessado deve acessar o sitedo Fies.

Para participar, o interessado deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),  a partir do 2010. E tenha obtido nas provas uma média igual ou superior a 450 pontos. Além disso, é preciso ter tirado nota acima de zero na redação.

Quem pode fazer a inscrição no Fies

Para participar do Fies, é preciso ter renda familiar mensal bruta per capta de, no máximo, três salários mínimos por pessoa e estar matriculado em um curso superior cadastrado no programa e que seja reconhecido pelo Ministério da Educação. Candidatos inadimplentes com o programa ou que já tenham sido contemplados anteriormente não podem participar.

Resultados do Fies

resultado da pré seleção na modalidade Fies ou na P-Fis será divulgado no dia 09 de julho. Para o Fies, o resultado será constituído de chamada única e de lista de espera. A pré-seleção dos participantes da lista de espera ocorrerá no período de 15 a 23 de julho. Já o P-Fies terá apenas a primeira chamada.

O que é o Fies

Criado pelo governo federal em 1999, o Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) que viabiliza o ingresso ao ensino superior. Destinado ao financiamento da graduação de estudantes que não têm condições de pagar as mensalidades das faculdades da rede de ensino privada. Como se trata de um empréstimo, ao concluir o curso, o estudante beneficiário terá de pagar a dívida.

Com o novo Fies, o MEC dividiu o programa em três diferentes modalidades. A primeira (modalidade Fies) é um financiamento ofertado diretamente pelo governo ao estudante, tendo, por isso, um baixo custo, sendo ofertado a juro zero a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos

Já as modalidades dois e três formam a categoria do P-Fies. A concessão desse financiamento é ofertada pelas instituições financeiras, mas com recursos públicos. Por essa razão, são capazes de ofertar um financiamento mais barato que o mercado, porém mais caro que o da modalidade I.

Fonte. Dia Online

Deixe sua opinião

x

Veja também

Cartão de confirmação do Encceja já está disponível

Os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019 ...

%d blogueiros gostam disto: