Home / Educação / Educação emocional dos alunos é alvo da Secretaria de Educação de Goiás
Imagem. Divulgação.

Educação emocional dos alunos é alvo da Secretaria de Educação de Goiás

Objetivo do programa Mundo de Dentro é atender 1.500 alunos este ano e chegar a 6 mil estudantes em 2020

A Secretaria da Educação implantará nas escolas estaduais, ainda no segundo semestre de 2019, o programa educacional “Mundo de Dentro”. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Educação e a Business Professional Women (BPW), que tem como presidente a psicóloga Mara Suassuna e voluntários.

De acordo com o termo de cooperação técnica que será assinado, o projeto será desenvolvido nas escolas estaduais mais vulneráveis. O projeto consiste na promoção de palestras e acompanhamento para a comunidade escolar.

Na reunião entre a psicóloga Mara Suassuna e a superintendente de Modalidades e Temáticas Especiais da Seduc Goiás, Núbia Rejaine Ferreira Silva, foram apresentados todos os passos do programa socioemocional a ser implementado. Será disponibilizado um manual para os facilitadores e um Diário Emocional para cada estudante que participar do programa. O objetivo em 2019 é chegar a 1.500 alunos e alcançar 6 mil estudantes em 2020.

BNCC

No encontro, a superintendente Núbia Rejaine afirmou que o programa deverá contemplar os objetivos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e ressaltou que investir no desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos é essencial para que eles possam aprender a respeitar e expressar sentimentos e emoções.

Núbia também destacou que a iniciativa contribuirá para que os estudantes possam atuar com progressiva autonomia emocional, além de atuar em grupo e demonstrar interesse na construção de novas relações, respeitando a diversidade e solidarizando-se com os outros e ainda conhecer e respeitar as regras de convívio social.

“Dessa forma, eu acredito que os nossos estudantes vão ter consciência de quem são, quais são seus pontos fortes, como se desenvolver e trabalhar essas áreas”, comentou a superintendente.

Base emocional

O programa educacional “Mundo de Dentro” traz, em seu plano de ação, cinco eixos temáticos: Identificar e explorar as emoções; Autoconhecimento; Relacionamento interpessoal; Auto-motivação e Protagonismo social. Um projeto piloto do programa já está sendo desenvolvido no Colégio Estadual Dom Fernando II.

O objetivo do programa na rede pública estadual é promover e estimular nos alunos do Ensino Fundamental II, o autoconhecimento para que isso proporcione uma tomada de decisões mais conscientes em relação aos seus sentimentos e os impactos nas demais pessoas, desenvolvendo nos adolescentes uma base emocional para a construção de resultados sustentáveis na vida pessoal e profissional.

Fonte. Portal Goiás Agora

Deixe sua opinião

x

Veja também

Matrícula na Rede Municipal de Ensino de Aparecida começou nesta segunda-feira, 09

A pré-matrícula deve ser feita exclusivamente pelo site ou aplicativo disponibilizado pela Prefeitura e confirmada ...

%d blogueiros gostam disto: