Home / Mundo / Brasil / Cidades / Educação é referência na execução de projeto que valoriza habilidades socioemocionais
Foto: Claudivino Antunes

Educação é referência na execução de projeto que valoriza habilidades socioemocionais

Projeto implantado nas unidades de educação de Aparecida de Goiânia que trabalha habilidades socioemocionais, combate o bullying e qualquer tipo de violência no ambiente escolar foi destacado nesta sexta-feira, 15, durante o 10º Fórum Estadual Ordinário Undime Goiás como referência para melhoria da qualidade de aprendizado e convivência na comunidade escolar.

O ‘Escola da Inteligência’ – projeto educacional que trabalha com a metodologia do escritor Augusto Cury e foi implantado em Aparecida há seis anos – capacita os estudantes para que eles possam enfrentar, com sabedoria, situações adversas do dia a dia. Algumas vertentes do projeto são destacas como fundamentais pelo escritor que criou o método: pensar antes de reagir, proteger as emoções, doar-se sem esperar demais pelo reconhecimento, não exigir o que os outros não podem dar entre outras.

Considerado o autor mais lido no Brasil na última década e premiado em mais de 60 países, Augusto Cury, que é psiquiatra e psicoterapeuta aponta que o método utilizado no Escola da Inteligência contribui ainda com a melhora do aprendizado, combate a violência e uso de drogas, prepara os alunos para enfrentaram as exigências do mercado de trabalho e aumenta a qualidade de vida e motivação dos professores , alunos e pais.

“Estamos explorando ferramentas que melhoram a qualidade de ensino de nossas crianças. Esse projeto contribui para que tenhamos um ambiente escolar agradável para nossos alunos, profissionais e também para as famílias que têm se aproximado cada vez mais da escola. Isso cria um vinculo saudável para formação escolar e cidadã de nossas crianças”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha durante o evento que foi realizado em um hotel em Goiânia.

“Aparecida de Goiânia é um dos municípios referência na execução e nos resultados do projeto Escola da Inteligência. A cidade realiza um trabalho preventivo, trabalhando com os alunos suas habilidades socioemocionais, permitindo que eles tenham uma autoestima elevada, que haja prevenção de violência e de combate ao bullying”, apontou a diretora executiva da Inteligência Educacional – única empresa licenciada no Brasil para desenvolver o projeto de Augusto Cury, Millena Araújo.

A proposta vai além dos muros das escolas. Os pais e/ou responsáveis pelos alunos também são inseridos no programa. “Existe um material que trabalha com a família, permitindo que as famílias se aproximem das unidades escolares. Precisamos lembrar que a escola ensina e a família educa. Fazemos isso com um material que trabalha a gestão da emoção e a valorização do ser humano. O prefeito Gustavo Mendanha, que é humanista e acredita nas pessoas, é um entusiasta do projeto. Assim, Aparecida é um exemplo, pois já trabalha com essa metodologia há mais de seis anos”, completou Millena Araújo.

Os resultados obtidos na execução do projeto em Aparecida chamou a atenção da Prefeitura de Porto Alegre-RS, que enviou o líder do prefeito na Câmara de Vereadores da capital gaúcha, vereador Moisés Barbosa, ao 10º Fórum Estadual Ordinário Undime Goiás para conhecer a proposta. “Ouvimos falar muito bem da administração de Aparecida de Goiânia, principalmente, na educação. Fiz questão de participar da Undime para conhecer as experiências que são desenvolvidas nas escolas daqui. Queremos levar os avanços que o prefeito Gustavo conseguiu para as escolas de Aparecida para Porto Alegre”, disse o parlamentar durante o fórum que reuniu dezenas de especialistas em educação.

Fonte: Rodrigo Augusto
Foto: Claudivino Antunes


Deixe sua opinião

x

Veja também

Prefeitura de Aparecida estimula empreendedorismo por meio de parcerias

Com foco de manter-se no topo das cidades que mais geram empregos no Brasil, a ...

%d blogueiros gostam disto: