Home / Economia / Dicas de economia doméstica para toda a família
Organize, planeje e cortes gastos seguindo dicas clássica, porém essenciais. Foto. Reprodução

Dicas de economia doméstica para toda a família

Hábitos de economia domésticas são essenciais para organizar o orçamento familiar. Todos os membros da família são responsáveis pelos gastos referentes à casa, desde a conta de água até as despesas com o carro.

Destacamos algumas dicas de economia doméstica para ajudar você e sua família. Confira!

1 – Organize-se

Esta é a chave da economia doméstica. Faça um levantamento de todas as entradas e saídas no seu orçamento familiar.

Muitos pensam que isso custa muito tempo, mas, na verdade, uma hora semanal é o suficiente para colocar tudo em dia. Você vai perceber que a organização será muito valiosa no futuro.

2 – Corte gastos

Verifique todos os seusgastos mensais e os classifique-os por importância. Assim, você saberá que os menos relevantes podem ser eliminados do seu orçamento.

Um dos maiores buracos orçamentários são os gastos supérfluos como TV a cabo, planos de telefonia e serviços de assinatura. Estes são alguns exemplos que podem ser facilmente cortados se necessário.

3 – Pague as suas dívidas

Não há comofazer economia doméstica com dívidas. Esse é o primeiro destino do dinheiro economizado. Famílias endividadas não têm boas perspectivas financeiras para o futuro.

Comece conhecendo quais são os pagamentos em atraso. Depois disso, inicie o pagamento por aqueles que têm valores ou juros mais altos.

Dependendo da dívida, você pode pedir para a instituição o parcelamento facilitado ou abatimento do valor no pagamento à vista.

4 – Reserva financeira

Todas as famílias precisam de uma reserva financeira para emergências. Antes de pensar nos grandes objetivos para o seu dinheiro, é necessário separar um valor para o inesperado.

Os especialistas recomendam que esse colchão de liquidez deve ter, no mínimo, o valor equivalente a seis meses das despesas da sua família.

5 – Pesquise

Esta é uma das bases para a economia doméstica. Antes de comprar qualquer coisa, por menor que seja, você deve pesquisar os preços.

Hoje, há muitas ferramentas online que facilitam essa tarefa. Dependendo do produto é fundamental conhecer os preços nas lojas físicas e online. A economia pode chegar a 80%.

6 – Supermercado

Seguindo estas sugestões, você pode economizar mais de 30% nas suas compras:

→ Faça uma lista de compras: antes de ir ao supermercado, verifique os armários e liste tudo o que é realmente necessário.

→ Faça um planejamento semanal das refeições: desta forma, você saberá o quanto precisa comprar e evita desperdícios.

→ Experimente novas marcas: deixe o julgamento de lado e conheça os produtos mais baratos. Eles podem ser melhores que as marcas tradicionais.

→ Evite ir às compras com fome: parece mentira, mas ir ao supermercado com fome é uma armadilha. Você vai comprar além do necessário, por conta da necessidade de comer.

→ Vá sozinho: várias pesquisas científicas mostram que gastamos mais quando estamos acompanhados. Para economizar, vá sozinho ao supermercado.

7 – Transporte

Essa dica é muito importante para toda a família. O carro pode gerar gastos enormes. Para isso, procure meios de locomoção alternativos como a bicicleta e caminhada. São gratuitos e você ainda beneficia a sua saúde.

Você também pode organizar os horários para ir ao trabalho pelo mesmo trajeto da escola dos filhos. Assim, você já economiza tempo e dinheiro.

Fonte. Orgazze/Blog do Rico

Deixe sua opinião

x

Veja também

Saque do FGTS começa para nascidos em janeiro, sem conta na Caixa

A Caixa Econômica Federal inicia nesta sexta-feira (18) mais uma etapa de liberação do Saque Imediato do Fundo de Garantia do ...

%d blogueiros gostam disto: