Home / Mundo / Brasil / Goiás / Deputados goianos votam distribuição gratuita de leite sem lactose em escolas
Foto. Divulgação.

Deputados goianos votam distribuição gratuita de leite sem lactose em escolas

Está na pauta prévia, apto à primeira votação em plenário, o projeto de lei n° 1473/19, de autoria do deputado Rubens Marques (Pros), que obriga a distribuição gratuita de leite sem lactose para crianças de baixa renda, de até 2 anos, pela rede pública estadual de saúde no estado de Goiás.

Segundo o projeto, a intolerância à lactose, também conhecida como deficiência de lactase, é uma deficiência do organismo causada pela ausência da enzima responsável pela decomposição do carboidrato do leite, a lactose. O consumo de leite comum por crianças portadoras dessa deficiência pode resultar em diversas complicações, como diarreia, vômitos, perda de peso e desidratação.

Ainda de acordo com a matéria, a solicitação será realizada pelos pais ou responsáveis da criança lactente e caberá ao órgão competente pela execução desta lei, caso o projeto seja aprovado em Plenário e a lei sancionada pela Governadoria, zelar para que o fornecimento do leite sem lactose ocorra de maneira imediata e ininterrupta.

Em justificativa, o parlamentar afirma: “Este projeto tem a intenção de atender a casos específicos de crianças em fase de lactação, que possuem intolerância à lactose e sequer podem ser amamentadas, pois a maioria das famílias não consegue comprar o leite sem lactose, devido ao seu valor elevado”.

Se aprovado em duas votações no plenário, o projeto será remetido para sanção da Governadoria.

Portal da Alego

Deixe sua opinião

x

Veja também

Sem apoio: sobre medidas contra coronavírus, Caiado se reunirá com prefeitos nesta segunda-feira (18/5) às 18h

O governador Ronaldo Caiado anunciou, na tarde deste domingo (17/5), que irá se reunir com ...

%d blogueiros gostam disto: