Home / Ponto de Vista / Como desenvolver a Inteligência Emocional dos seus filhos
Foto. Reprodução.

Como desenvolver a Inteligência Emocional dos seus filhos

As crianças conhecem cada vez menos a respeito da natureza, e cada vez mais das tecnologias e do mundo, e conhecem cada vez menos a respeito de si mesmas

O que é Inteligência Emocional?

Inteligência emocional é a capacidade de identificar as próprias emoções e as dos outros, e saber lidar com elas da melhor forma possível. Isso nos ajuda a pensar com maior clareza antes de agir e a refletir sobre as consequentes ações.

Nos dias de hoje, poder conhecer e administrar os sentimentos pode ser fundamental para nossa saúde mental e para nossa felicidade. Pesquisas revelaram que de cada duas pessoas, uma está vivendo a “síndrome do tempo acelerado”, que ocasiona vários desequilíbrios mentais e emocionais como depressão, angústia, estresse, cansaço, déficit de atenção e até mesmo pensamentos de suicídio.

Inteligência Emocional Infantil:

Por que é importante para as crianças

O desenvolvimento de nossos filhos deveria ser harmônico e integral. Muitas vezes, os  pais, acabamos focando mais no desenvolvimento físico e intelectual (que é mais visível e quantificável), e esquecemos do emocional e afetivo.

As crianças conhecem cada vez nenos  a respeito da natureza, e MAIS das tecnologias e do mundo, e conhecem cada vez menos a respeito de si mesmas. E o autoconhecimento é fundamental para aumentar a qualidade dos relacionamentos, para ter amigos e ser cada vez mais feliz.

É comum muitas de nossas crianças já acordarem cansadas e demonstrarem pouca capacidade de concentração e foco.

São sintomas de uma rotina repleta de atividades tecnológicas que suga energia gastando seu tempo no computador, jogos etc. E comprovado cientificamente que a luz azul do computador gera desgaste  na melatonina o hormônio do descanso do sono gerando sintomas na criança stress, irritabilidade, depressão, risco de  suicídio, ansiedade, obesidade e  vicio tecnológicos.

As crianças precisam gastar seu tempo para contemplar, pensar e desenvolver sua imaginação em brincadeiras, leitura, atividades físicas e outras atividades com seus pais para criarem vínculos afetivos.

E preciso priorar regras de horários no computador. A regra segundo a organização de saudê mental sugestiona seguintes horários:

  • 0 á 2 anos nenhum eletrônico
  • 3 á 5 anos 1 hora por dia
  • 6 á 18 anos 2 horas por dia no máximo

Ficando mais de 4 horas por dia corre risco terrível de desenvolver vários sintomas acima citados

Como desenvolver inteligência emocional dos nossos filhos

Pais devem contribuir para que as crianças aprendam, desde pequenas, a perguntar, relacionar conceitos, questionar o significado e valor das coisas e muito importante, também a pensar sobre suas realidades internas, como as suas emoções e seus sentimentos.

Este aprendizado é fundamental para o sucesso do seu desempenho acadêmico e, mais tarde, profissional e familiar.

O desenvolvimento afetivo e emocional na familia deve fazer parte do processo pedagógico e educativo, pois é essencial para a alegria de viver e para a criação de mentes brilhantes.

Devemos ensinar aos nossos filhos a importância de fomentar um debate de ideias e a capacidade de pensar antes de reagir a qualquer dificuldades que vier durante sua jornada de vida .

Desenvolver a afetividade significa ajudar os filhos a se auto conhecerem e a refletirem sobre suas emoções e consequentes ações.

Pegou visão pais e cuidadores? Agora e só colocar em prática.

Deixe sua opinião

x

Veja também

O mau uso dos celulares na Igreja e a irreverência no ambiente espiritual

A inclusão tecnológica colocou nas mãos dos brasileiros mais de 220 milhões de celulares inteligentes, ...

%d blogueiros gostam disto: