Home / Mundo / Brasil / Cidades / Câmara de Goiânia aprova projeto que reserva empregos para moradores de rua em obras públicas da capital
Wlademir Delvecchio com sua carteira de trabalho. Foto. Divulgação.

Câmara de Goiânia aprova projeto que reserva empregos para moradores de rua em obras públicas da capital

A Prefeitura de Goiânia poderá destinar 5% dos empregos não especializados de suas obras públicas para cidadãos em situação de rua na capital. O plenário da Câmara Municipal aprovou por unanimidade na sessão plenária desta quarta-feira (23/10) projeto de lei do vereador Romário Policarpo (Patriota), presidente do Legislativo, que estabelece a reserva de vagas em contratos da administração municipal para moradores de rua.

A proposta promove a reserva das vagas apenas para as funções que possam ser exercidas por trabalhadores com baixa qualificação ou formação escolar, como forma de assegurar o ingresso no mercado de trabalho. O projeto de Policarpo prevê ainda que os postos de trabalho sejam destinados a moradores de rua cadastrados e assistidos pelos serviços conveniados ou reconhecidos pela Secretaria Municipal de assistência Social. A lei segue para sanção do prefeito de Goiânia.

“Nos contratos celebrados pela Administração Pública Municipal direta e indireta, com pessoas jurídicas para execução de obras, prestação de serviços, termos de parceria e colaboração ou qualquer outro ajuste que envolva postos de trabalho não especializados deverá constar cláusula que assegure a reserva do porcentual de 5% (cinco por cento) das vagas para mão de obra a ser utilizada no cumprimento do respectivo objeto para pessoas em situação de rua”, afirma o texto da lei aprovada.

Conforme estabelece a lei, nos contratos celebrados com a Prefeitura, as empresas prestadoras de serviços terão de estabelecer o compromisso prévio de preenchimento das vagas com moradores de rua. A reserva de vagas deverá constar em projetos básicos, termos de referência, planos de trabalho, editais e termos de contratos, sob pena de rescisão do termo de execução dos serviços.

Vereador Romário Policarpo (Patriota)

Portal da Câmara Municipal de Goiânia

Deixe sua opinião

x

Veja também

Sem apoio: sobre medidas contra coronavírus, Caiado se reunirá com prefeitos nesta segunda-feira (18/5) às 18h

O governador Ronaldo Caiado anunciou, na tarde deste domingo (17/5), que irá se reunir com ...

%d blogueiros gostam disto: