Home / Mundo / Brasil / Goiás / Balada Responsável: condutor goiano está mais consciente

Balada Responsável: condutor goiano está mais consciente

Levantamento realizado tendo como base os relatórios da Balada Responsável mostram que o condutor goiano está mais consciente em relação à Lei Seca. De janeiro a maio do ano passado, foram notificados por dirigir sob o efeito de álcool 501 condutores, no Art.165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e 85 condutores autuados por conduzir veículo automotor com igual ou superior a 0,34 miligramas de álcool por litro de ar alveolar, que corresponde ao Art.306 do CTB.

No mesmo período deste ano, o número caiu para 414 pessoas notificadas pelo Art.165, e 29 por conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência segundo o Art. 306, o que corresponde uma queda de 17,37% nas infrações administrativas, e 65,88% nas infrações penais.

Não há um indicador nacional neste sentido para averiguar a posição de Goiás comparado a outros estados, mas a impressão é que os goianos estão cada vez mais conscientes. A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), que ajudou na elaboração da Lei Seca, estima que 54% dos motoristas brasileiros fazem uso de álcool antes de pegar o volante. Já a Pesquisa Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica que 24,3% dos motoristas afirmam que assumem a direção do veículo após ter consumido bebida alcoólica.

A preocupação da mistura de álcool e direção está diretamente relacionada à preservação da vida no trânsito. A ingestão de álcool, segundo a Abramet, reduz a capacidade de percepção da velocidade e dos obstáculos, diminui a habilidade de controlar o veículo, manter a trajetória e realizar curvas. Ou seja, aumenta o risco de acidentes e de mortes no trânsito.

Quem bebe e dirige

Os homens são os principais infratores quando o assunto é beber e dirigir, eles somam 92%. Dentre os flagrados na Balada Responsável, 8% são mulheres. Ao contrário do imaginado pelo senso popular, não são os mais jovens os maiores dribladores da Lei Seca. Setenta e sete por cento das infrações lavradas são para a faixa etária dos 23 aos 47 anos. Os recém-habilitados, de 18 a 22 anos, somam 7% dos condutores pegos por embriaguez.

O condutor flagrado ao dirigir sob efeito de álcool ou qualquer substância psicoativa é multado, tem o veículo recolhido ao pátio (se não apresentar outro condutor habilitado que passe no teste do bafômetro), e a CNH recolhida. Ainda responde processo administrativo que pode gerar 12 meses de suspensão do direito de dirigir.

Segundo o gerente de fiscalização do Detran, Coronel Aylon de Oliveira, “caso o condutor fiscalizado fizer o teste do bafômetro e for auferido entre 0,5 e 0,33 miligramas de álcool por litro de ar alveolar será notificado, sendo recolhido o documento de habilitação e retenção do veículo conforme Art. 165, no caso de ser igual ou superior a 0,34 miligramas o condutor será multado e autuado pelo Art.306 em flagrante por dirigir embriagado.

Segurança Pública

Mais que um programa de trânsito, o Balada Responsável é um grande reforço à Segurança Pública. A presença das blitzes e bloqueios nas ruas por si só eleva a sensação de segurança do cidadão e inibe a ação de criminosos. Nas ações são checadas as documentações do condutor e do veículo, além do trabalho rotineiro das abordagens policiais.

Balada Responsável tem o objetivo de coibir a combinação de álcool e direção, retirando das ruas condutores embriagados, visando à redução de acidentes e mortos no trânsito. Também auxilia na promoção da segurança pública, tendo em vista que nas blitzes de fiscalização são realizados todos os procedimentos padrões de abordagens policiais. Por todos os resultados alcançados, o Detran Goiás tem intensificado as operações do Balada Responsável em Goiânia e regiões metropolitanas e nos municípios adjacentes.

Mais informações: (62) 3272-8007 /3272-8027

Deixe sua opinião

x

Veja também

Sem apoio: sobre medidas contra coronavírus, Caiado se reunirá com prefeitos nesta segunda-feira (18/5) às 18h

O governador Ronaldo Caiado anunciou, na tarde deste domingo (17/5), que irá se reunir com ...

%d blogueiros gostam disto: