Home / Mundo / Brasil / Goiás / 71 doações de órgãos efetivas em 2018

71 doações de órgãos efetivas em 2018

A Central Estadual de Transplantes de Goiás (CET) faz saber que no dia 31 de outubro realizou-se a 71ª doação efetiva de órgãos no ano de 2018. Esse número é o mesmo de todo o ano de 2017 e, até então, o maior registrado em toda a série histórica da CET. Os dados consolidados do 3º trimestre mostram que em Goiás houve a realização de 120 transplantes renais (em todo o ano de 2017 foram 113), 1 transplante de fígado, 621 transplantes de córnea, 32 de medula óssea e 13 de tecido ósseo. Apesar da diminuição das doações e transplantes de córneas, Goiás ainda permanece como o maior transplantador de córnea por milhão de população.

Além dos pacientes beneficiados em nosso estado, inúmeros receptores que aguardavam em outros estados puderam ser atendidos com os mais de 70 órgãos aqui captados e encaminhados via Central Nacional de Transplantes. 33 unidades hospitalares notificaram 322 possiblidades de morte encefálica à Central Estadual de Transplantes.

Dentre elas destaque para os maiores notificadores e efetivadores: Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste (Hurso), Hospital Estadual de Urgências de Anápolis (HUANA), Hospital Estadual de Urgências de Goiânia (Hugo), Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia (Hugol); e para aqueles que pela primeira vez obtiveram consentimento familiar para a doação: Hospital Santa Rosa, Hospital Santa Maria, Hospital e Maternidade Santa Bárbara e Hospital das Clínicas. Outros hospitais como São Silvestre, Santa Mônica, Neurológico e Amparo também contribuíram para o alcance desse número.

Sensibilização e conscientização

Nos últimos 4 anos, mais de 170 eventos foram realizados pela ou em parceria com a Central Estadual de Transplantes. Foram campanhas de conscientização e sensibilização, palestras e cursos de formação e atualização nos mais diversos ambientes: rua, praças, shoppings, escolas, universidades, hospitais e outras instituições privadas e públicas.

Aproximadamente 2.620 pessoas, somente em 2018, fizeram os cursos oferecidos pela CET-GO, com destaque para o Curso de Formação de Coordenadores de Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes que ocorreu na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Também importante ressaltar os inúmeros cursos oferecidos para Capacitação de Médicos para Diagnóstico de Morte Encefálica promovidos em vários hospitais do estado.

Não diferente, muitas pessoas foram sensibilizadas nas inúmeras campanhas realizadas durante os últimos anos. Além de Goiânia, as campanhas foram realizadas em Aparecida de Goiânia, Trindade, Anápolis, Senador Canedo, Goianésia, Vianópolis, Brazabrantes, Santa Helena, Inhumas, Rio Verde, e várias outras. Em muitas delas, pessoas que participaram de algum processo de doação ou transplantes foram os idealizadores e promotores dos eventos.

Além do processo de conscientização e sensibilização da sociedade, os colaboradores da Central Estadual de Transplantes estão em constante processo de aprendizado e formação. Foram vários os cursos e capacitações/treinamentos que tiveram participação efetiva da equipe da CET-GO aqui em Goiás ou em outros estados, contribuindo para uma melhor performance na entrega dos resultados esperados.

Enfim, as ações da Central Estadual de Transplantes promoveram debates em várias redes sociais, jornais impressos e online, além de várias inserções em programas de televisão e rádio locais e a nível nacional. A CET-GO foi alvo de homenagens de Honra ao Mérito na cidade de Vianópolis e teve colaboradores reconhecidos em evento na Assembleia Legislativa de Goiás pelos serviços prestados em prol da doação e transplante de órgãos e tecidos.

Diuturnamente, o sistema estadual de doação e transplantes tem trabalhado pela disponibilização de serviços de qualidade, seguros e transparentes. Através do site www.saude.go.gov.br/transplantes podem ser acessados dados estatísticos e outros materiais informativos.

Comunicação SES-GO

Deixe sua opinião

x

Veja também

“Estamos promovendo uma olimpíada da transparência”, diz Caiado ao lançar Goiás Mais Transparente

Demonstrar como o Governo de Goiás gerencia e aplica os recursos do cidadão, disponibilizando os ...

%d blogueiros gostam disto: