Home / Saúde / 5 hábitos que podem prolongar a vida por uma década
Para viver mais e melhor, é bom adotar certos hábitos. (Foto: Bruno Marçal/Saúde é Vital)

Cuidar da alimentação e fazer exercícios físicos são uma das medidas que podem aumentar a expectativa de vida.

5 hábitos que podem prolongar a vida por uma década

Para aumentar a expectativa de vida em pelo menos dez anos é preciso manter alguns hábitos saudáveis dentro da rotina, segundo um estudo feito pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade Harvard, nos Estados Unido.

Fazer exercícios regularmente, manter o peso, comer de maneira equilibrada, não exagerar no álcool e fugir do cigarro reduz em 82% o risco de vida por acidentes cardiovasculares e em 65% o risco de morrer por câncer.

Os pesquisadores estudaram os hábitos de 78.865 mulheres e 44.354 homens durante décadas e consideraram como saudável: não fumar, ter um IMC (índice de massa corporal) entre 18,5 e 24.9 kg/m2, praticar atividades físicas pelo menos 30 minutos todos os dias, não ingerir bebidas alcoólicas em excesso (no máximo cinco taças de vinho para mulheres e duas para homens diariamente) e manter uma alimentação saudável.

Ao final do estudo, estimou-se que as mulheres com 50 anos que não incorporam nenhuma dessas estratégias vivem, em média, mais 29 anos – chegando aos 79. Já os homens cinquentões atingem os 75. Por outro lado, os que seguem à risca todos aqueles itens salutares alcançavam os 93 anos (sexo feminino) e 88 anos (masculino).

Frank Hu, presidente do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública de Harvard, afirmou que o estudo ressalta a importância de seguir uma rotina saudável para impulsionar a longevidade da população.

“De qualquer forma, aderir a essas mudanças é algo que leva tempo”, disse ele em comunicado à imprensa. Ele acredita que isso será alcançado através de políticas públicas para apoiar e promover um estilo de vida balanceado.

 

Fonte: Saúde É Vital

Deixe sua opinião

x

Veja também

Atualização dos casos de doença pelo coronavírus (Covid-19) em Goiás

Governo de Goiás, por meio da SES-GO, monitora sistematicamente suspeitas de novos casos Publicado: 22 Mai ...

%d blogueiros gostam disto: